Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

A estação do ano em que o apetite sexual dispara

Sabe qual é?

A estação do ano em que o apetite sexual dispara
Notícias ao Minuto

22:01 - 26/03/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sexo

A primavera é a altura em que, por norma, aumenta a frequência das relações sexuais, segundo um comunicado da Satisfyer.

Megwyn White, diretora de educação da Satisfyer e sexóloga clínica, explica porque é que nesta estação se verifica um aumento da libido:

Luz solar e dias mais longos

A exposição à luz do solar desencadeia vários efeitos que desempenham um papel central no aumento da libido. Em primeiro lugar, impacta em grande medida a produção de vitamina D, que por sua vez pode levar a um aumento dos níveis de testosterona1. Especialmente para os homens, este fator "está associado a uma melhoria no humor e também no desejo sexual", de acordo com Megwyn White.

Leia Também: Há uma idade para parar de fazer sexo? Perguntámos a um sexólogo

Um estudo piloto publicado em 2018 também indica que existe uma relação entre níveis baixos de vitamina D e mau desempenho sexual e sintomas depressivos. Para além disso, apanhar mais sol representa um aumento da serotonina, fator que, segundo a sexóloga, também contribui para o apetite sexual.  

Atividade física

As temperaturas elevadas convidam a passar tempo fora de casa, o que resulta num aumento da atividade física ao ar livre, como corridas e caminhadas. Segundo Megwyn White, o exercício físico contribui de duas formas para a atividade sexual: "Aumenta a libido ao libertar endorfinas e melhorar a autoconfiança", e "leva mais fluxo sanguíneo para os genitais".

A depressão sazonal chegou ao fim

Os meses mais cinzentos do ano podem trazer sintomas como desânimo, irritabilidade, ansiedade e tristeza. A depressão sazonal, ou perturbação afetiva sazonal, está  maioritariamente ligada ao outono e inverno e é finalmente nesta altura que o alívio dos sintomas se começa a sentir. A diretora de educação da Satisfyer aponta que "os sintomas associados a esta perturbação também podem diminuir a libido e desejo sexual", e acrescenta que "este estado de desânimo pode levar a uma redução da atividade física e social, o que por sua vez contribui ainda mais para a falta de apetite sexual". A boa notícia é que "o alívio destes sintomas eleva o estado de espírito e os níveis de energia".

Leia Também: Falámos com um ginecologista sobre o que nunca teve coragem de perguntar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório