Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Fortalecer o sistema imunitário no inverno? Com estas dicas é simples

Tome nota.

Fortalecer o sistema imunitário no inverno? Com estas dicas é simples
Notícias ao Minuto

08:20 - 29/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Com menos horas de sol e temperaturas mais baixas, é normal que, no inverno, o corpo esteja mais vulnerável a diferentes tipos de doenças e vírus. Por isso, torna-se muito importante apostar na prevenção e, consequentemente, reforçar o sistema imunitário. 

Ao ter isto em conta, o Urban Sports Club,  subscrição desportiva de mensalidade fixa, reuniu uma lista com dicas que vão ser muito úteis, nos próximos meses.

Leia Também: Beba este sumo de cinco ingredientes, o seu fígado agradece

1.º- Alimentação equilibrada

"Comer de forma equilibrada, garantindo o consumo de legumes, frutas, e cereais, evitando as gorduras saturadas e o álcool em excesso, é um passo essencial no reforço do sistema imunitário."

"Além disso, uma dieta rica em antioxidantes (substância capaz de reduzir a oxidação das células) - como tomate, morango, feijão, aveia entre outros - terá impacto no desenvolvimento de glóbulos brancos, muito importantes para a destruição de bactérias nocivas."

2.º- Exercício físico regular

"A atividade física regular tem benefícios no fortalecimento da resposta endógena antioxidante do corpo e atrasa o 'envelhecimento' do sistema imunitário."

Aliás, "a Organização Mundial de Saúde recomenda 30 minutos por dia de atividade física, desde intensa - como a prática de uma modalidade - a moderada - como uma caminhada por dia".

Leia Também: Alimentos que vão ser 'aliados' do sistema imunitário durante o inverno

3.º- Consumo de vitaminas

As "mais importantes para o reforço imunitário são as vitaminas C, D e A". No geral, a "alimentação pode ajudar a obter estes contribuintes vitais, através de alimentos como peixe, carnes vermelhas, citrinos, legumes, entre outros".

"No entanto, se não for possível obter estas vitaminas através da dieta diária, um suplemento multivitamínico poderá ser uma opção a ter em conta. Este deve ser aconselhado pelo médico ou nutricionista após avaliação de cada pessoa e respetivas análises."

4.º- Dormir bem e descansar

"O sono tem um papel muito importante na nossa imunidade. Os especialistas afirmam que dormir frequentemente menos de seis horas desarma o sistema imunitário. Sendo um processo fisiológico com características de recuperação, regulação e proteção, o sono afeta muitas funções imunitárias e produz proteínas importantes para a defesa do corpo. O número de horas aconselhado para um sono regenerador é entre sete a nove."

5.º- Hidratação

Como o corpo humano "é constituído por 60% a 70% de água, mantermo-nos hidratados é essencial ao bom funcionamento corporal. A água no corpo desempenha um papel de extrema importância no transporte de nutrientes, na eliminação de resíduos e na regulação da temperatura corporal. A quantidade de água recomendada por dia está entre os 1,5 e os três litros."

Leia Também: Reforce o sistema imunitário com estes ingredientes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório