Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Pessoas com este hábito têm uma menor necessidade de tomar medicamentos

Eis as conclusões de um novo estudo.

Pessoas com este hábito têm uma menor necessidade de tomar medicamentos
Notícias ao Minuto

06:11 - 24/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Medicação

E se lhe disséssemos que dar um simples passeio pelo parque pode reduzir a necessidade de tomar medicamentos para a ansiedade, depressão, asma ou tensão arterial alta? "Pensa-se que a atividade física seja o principal fator mediador dos benefícios para a saúde dos espaços verdes quando se considera a disponibilidade ou utilização ativa desses espaços", afirma Anu Turunen, a coautora de um novo estudo e investigadora sénior do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar em Helsínquia.

Segundo os autores do estudo, publicado na revista Occupational & Environmental Medicine, desfrutar da natureza três a quatro vezes por semana está associado a um risco 36%, 33% e 26% menor de usar comprimidos para a tensão arterial, saúde mental e asma, respetivamente.

Leia Também: Pense bem antes de tomar estes medicamentos frequentemente prescritos

Os investigadores entrevistaram cerca de seis mil pessoas em três das maiores cidades da Finlândia. Os participantes foram questionados sobre a utilização de espaços verdes (florestas, jardins, parques, cemitérios e, entre outros, jardins zoológicos) e azuis (lagos, rios e mar) até um quilómetro de distância das suas casas.

Ainda assim, "não podemos afirmar com certeza se foi a proximidade ou utilização dos espaços verdes que levou à redução do uso de medicamentos", considera Lincoln Larson, professor associado na Faculdade de Recursos Naturais da Universidade Estadual da Carolina do Norte, que não participou neste estudo. 

Leia Também: Alzheimer. Sintomas precoces (e subtis) que jamais deve desvalorizar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório