Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Pense bem antes de tomar estes medicamentos frequentemente prescritos

Por esta não esperava...

Pense bem antes de tomar estes medicamentos frequentemente prescritos
Notícias ao Minuto

18:30 - 23/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Fármacos

As pessoas que tomam antidepressivos podem entrar numa espécie de 'embotamento emocional', isto é, um estado de apatia geral, independentemente de a emoção ser negativa ou positiva. Esta é a principal conclusão de um estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, publicado na revista Neuropsychopharmacology.

Os investigadores analisaram 66 pessoas que receberam, durante 21 dias, escitalopram - um inibidor seletivo da recaptação da serotonina (SSRI, na sigla em inglês) ou placebo. Os voluntários responderam a testes cognitivos em que foi avaliada, entre outros fatores, a atenção e memória dos participantes. 

Leia Também: Associação de genéricos saúda revisão dos preços dos medicamentos

Quem tomou o SSRI demonstrou uma menor resposta à aprendizagem por reforço, fosse este positivo ou negativo. Verificou-se, inclusive, uma lentidão na resposta a recompensas. Já ao nível da atenção e memória, o antidepressivo não teve impacto.

Os SSRI, usados para tratar problemas de saúde mental, como depressão e transtornos obsessivo-compulsivos, parecem tirar "um pouco da dor emocional", mas "infelizmente também tiram um pouco do prazer", constata a professora Barbara Sahakian, uma das mentoras do estudo, em declarações ao jornal The Guardian.

Os autores deste estudo defendem, ainda assim, que se deve avaliar o impacto da toma crónica (além dos 21 dias) dos SSRI na função da serotonina e, como tal, nas emoções.

Leia Também: Escassez de medicamentos agravou-se no final do ano, mas há alternativas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório