Cuidado com a loiça lavada na máquina de lavar. Segundo um novo estudo do Swiss Institute of Allergy and Asthma Research, existe um ingrediente que fica nos utensílios mesmo depois de lavados que pode causar um efeito tóxico no intestino.
Leia Também: O truque para limpar a gaveta da máquina da roupa - e evitar maus cheiros
A investigação foi publicada no Journal of Allergy and Clinical Immunology. Segundo o El Mundo, que cita o estudo, no final do ciclo de lavagem é feita a secagem durante 60 segundos onde é aplicada água e o abrilhantador.
"O que é especialmente alarmante é que, em muitas máquinas, não existe um ciclo de lavagem adicional para remover qualquer abrilhantador restante", refere o estudo. "Estas substâncias potencialmente tóxicas acabam por ficar na loiça. Esse resíduo químico pode facilmente acabar no intestino."
Entre algumas das consequências mais graves podem estar diabetes, alergias alimentares, cirrose hepática, artrite reumatoide, esclerose múltipla ou até transtornos do espectro do autismo, explicam os investigadores.
Grandes doses destes abrilhantadores acabaram por ter consequências em células dos intestinos que tornam o organismo mais permeável a certo tipo de doenças.
A investigação indica que o álcool etoxilado, presente nos abrilhantadores, é o químico responsável por esta reação.
Leia Também: Materiais que jamais deve colocar na máquina de secar a roupa