Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Vinho tinto mancha-lhe os dentes? Saiba como evitar o problema

Leia estas dicas com atenção.

Vinho tinto mancha-lhe os dentes? Saiba como evitar o problema
Notícias ao Minuto

22:23 - 02/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Vinho

Dias frios convidam a um copo de vinho tinto. Quando não é bebido em excesso até é muito benéfico, no entanto, também é conhecido por manchar, algumas vezes, os dentes. Felizmente, existem formas de o evitar, diz o Yahoo! Life que falou com especialistas em saúde e vinho. 

"O vinho tinto mancha os dentes porque contém uma mistura de taninos e ácidos que, por sua vez, atraem proteínas, açúcares, enzimas, etc. para a boca e fazem com que colem aos dentes", explica o especialista em vinhos Martin Hagen, ao portal.

Leia Também: Dois dias para provar cerca de 450 vinhos do Alentejo em Lisboa

Então, com estas características misturadas com o corante natural das uvas tintas, criam-se todas as condições para manchar os dentes. Além disto, em alguns casos, "corantes não naturais também podem ser adicionados ao vinho, o que aumentará as manchas", acrescenta o especialista.

É possível evitar este problema escolhendo vinhos tintos de "corpo mais leve e taninos mais baixos", explica Martin Hagen. Por isso, recomenda que compre vinhos feitos com uvas 'Gamay', 'Pinot Noirs' de corpo mais leve, 'Cinsault' e 'Blaufrankisch', para citar apenas alguns". 

Também recomenda que se evitem evitar tintos baratos e pesados já que contém, muitas vezes, aditivos não naturais que vão piorar a situação. 

Leia Também: O que acontece ao corpo quando bebe vinho branco todas as noites

Além de estar atento ao vinho que se escolhe, também existem outras dicas e truques que se devem adotar antes, durante e após a ingestão do vinho. 

Sam Jethwa, vice-presidente da Associação Britânica de Odontologia Cosmética, explica que, todos os dentes estão vulneráveis a manchas e descoloração. No entanto, o vinho tinto pode ser particularmente problemático para pessoas que fizeram, recentemente, um branqueamento ou colocaram implantes dentários. 

Por isso, antes de beber é importante escovar os dentes e usar fio dental, diz o especialista, eliminando a placa. "Isto porque as manchas tendem a aderir à placa nos dentes", acrescenta. 

"Muitas pessoas consideram que tomar medidas como beber com uma palhinha reduz a quantidade de contacto que os seus dentes têm com o vinho e ajuda a reduzir as manchas". Colocar sempre uma mini escova na carteira também é uma ótima ideia. 

Se estiver a beber à noite e não tiver acesso a uma escova enxaguar a boca com água, regularmente, consegue impedir que as manchas se agarrem. "Acredita-se que a água com gás seja especialmente boa para isso porque as bolhas podem ajudar a soltar os restos de comida", acrescenta Sam Jethwa. 

Comer ou mastigar pastilha elástica enquanto bebe também ajuda. Porquê? Segundo o especialista, assim vai estar a estimular a "produção de saliva que ajuda a reduzir os efeitos do ácido nos dentes".

Leia Também: Prós e contras do vinho tinto que deve considerar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório