Os homens que apresentam níveis baixos de testosterona têm maior probabilidade de virem a ter sintomas mais graves de Covid-19. A conclusão é de um recente estudo da escola de medicina da universidade de Washington, nos Estados Unidos.
A investigação analisou mais de 700 homens que testaram positivo à Covid, grande parte deles antes das vacinas terem sido administradas.
Leia Também: E se conseguíssemos detetar Covid-19 através da voz? Agora já é possível
Os que tinham nível baixo de testosterona tiveram 2,4% mais hipóteses de virem a ser internados do que os com níveis normais.
"Níveis baixos de testosterona é algo muito comum. Até um terço dos homens com mais de 30 anos tem. Este estudo chama a atenção para que esse possa ser um fator de risco. É preciso abordá-lo para evitar um aumento de hospitalizações”, explica o professor Abhinav Diwan, um dos responsáveis pela pesquisa.
O estudo sugere que um tratamento hormonal possa ajudar na prevenção contra casos graves de Covid-19 nos homens. “Acaba por ser um fator independente de outros, como a idade ou obesidade.”
Dificuldade de concentração, perda da memória, fadiga e depressão são outros dos sintomas que estão associados a níveis de testosterona baixos.
Leia Também: Ómicron. Os sintomas que se prolongam por mais tempo e não deve ignorar