E se conseguíssemos detetar Covid-19 através da voz? Agora já é possível

O sistema foi apresentado esta segunda-feira, 5 de setembro, no Congresso Internacional da Sociedade Respiratória Europeia, que decorre em Espanha.

Notícia

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
06/09/2022 07:54 ‧ 06/09/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Coronavírus

Foi criada uma aplicação que deteta casos positivos de coronavírus através da voz em menos de um minuto. O sistema utiliza inteligência artificial para detetar alterações na voz de indivíduos infetados com Covid-19.

Segundo os investigadores, esta nova ferramenta é de "alta precisão", sobretudo em comparação com os testes antigénio usados até agora. "Os resultados sugerem que uma simples gravação de voz ou algoritmos de inteligência artificial podem ser altamente precisos a determinar se as pessoas estão ou não infetados com Covid-192, diz Wafaa Aljbawi, investigador do Instituto de Ciência de Dados da Universidade de Maastricht, nos Países Baixos, citado pela Sky News.

Leia Também: China aprova tratamento de inalação contra a Covid-19

Aos utilizadores são pedidas algumas informações, como o histórico de saúde ou se é ou não fumador. A aplicação também pede que sejam gravados sons, como o ato de tossir.

Antes de criarem esta nova ferramenta, os investigadores recorreram à utilizaram aplicação Covid-19 Sounds, criada pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, para estudar os sintomas de Covid-19 através de um banco de dados com 893 amostras de áudio de 4.352 voluntários saudáveis ​​e não saudáveis. Os cientistas adiantam que 308 indivíduos testaram positivo para o vírus. 

Leia Também: Medicamento usado por Joe Biden reduz mortes de idosos por Covid-19

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Agência britânica do medicamento anuncia nova geração da vacina da Pfizer

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas