Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Vacinas, isolamento, burocracias: Esta plataforma esclarece tudo

A ferramenta está disponível no 'website' da UpHill, startup dedicada ao desenvolvimento de software e conteúdo médico.

Vacinas, isolamento, burocracias: Esta plataforma esclarece tudo
Notícias ao Minuto

18:00 - 19/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Perante o aumento exponencial do número de infetados por Covid-19, associado à descoberta da variante Ómicron, a UpHill, startup dedicada ao desenvolvimento de software e conteúdo médico, criou uma ferramenta interativa que pretende esclarecer todas as dúvidas da população.

A ideia surgiu por parte de médicos de família que, devido à nova onda pandémica causada pela variante Ómicron, afirmam "não ter mãos a medir" na resposta às dúvidas de todos os utentes. "Apesar de já terem passado mais de dois anos desde o início da pandemia, permanecem muitas dúvidas, a informação está dispersa, há várias exceções, e nem sempre a linguagem utilizada é clara para o cidadão comum. Por outro lado, as normas mudam com frequência, em virtude do conhecimento científico que é continuamente gerado, o que contribui para criar ainda mais confusão", aponta David Rodrigues, VP of Medical Content da UpHill.

Nesse sentido, a UpHill apresenta "uma ferramenta que, com linguagem simples, fornece a informação necessária para que cada cidadão entenda a sua situação particular e saiba como agir em conformidade". A iniciativa a pretende contribuir para "tranquilizar os cidadãos, tornando-os mais autónomos, esclarecidos e informados". O acesso, que pode ser feito via computador ou telemóvel, é gratuito e sem restrições.

Em pouco mais de uma semana, a plataforma registou mais de 200 mil utilizações. "Se continuarmos a evitar chamadas desnecessárias para a linha SNS24, casos não prioritários nas urgências dos hospitais e esclarecermos dúvidas de utentes que não conseguem entrar em contacto com o Centro de Saúde, cumprimos a nossa missão",  conclui David Rodrigues.

Recorde-se que a 'startup' assinou recentemente um protocolo com a Direção-Geral da Saúde para modernizar o processo de criação e disseminação de normas clínicas e anunciou um projeto-piloto para melhorar a eficiência de três hospitais públicos, a decorrer durante este ano.

Leia Também: 'Médico em Casa': O que é e como funciona o novo serviço do Uber Eats

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório