Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Fígado gordo: O que é, como evitar e quais os perigos (incluindo cancro)

Estima-se que mais de três milhões de portugueses tenham esteatose hepática.

Fígado gordo: O que é, como evitar e quais os perigos (incluindo cancro)
Notícias ao Minuto

18:05 - 21/12/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Fígado gordo

Cerca de um terço dos portugueses tem fígado gordo, sobretudo devido a "excessos e tipo da alimentação moderna e o estilo de vida sedentário", alerta José Presa, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), em comunicado. 

Em comunicado, o responsável explica: "Pretendemos alertar a população para a existência do fígado gordo, aproveitando esta época festiva para reforçar que a melhor prenda que podemos ter é a nossa saúde". Por isso, "adote uma dieta equilibrada, evite refeições abundantes em gorduras saturadas, hidratos de carbono refinados, privilegie os legumes, o consumo de peixe  e mantenha-se hidratado bebendo muita água."

Esta doença, reforça, "está intimamente ligada ao excesso de peso, diabetes e ao aumento das gorduras no sangue (colesterol e triglicerídeos)". Outra causa é o consumo excessivo de álcool.

O fígado gordo resulta da acumulação de gordura nas células do fígado, resultante da sua ingestão em excesso, de modo que o organismo não a consiga processar. Considera-se que o fígado é gordo quando a gordura corresponde entre cinco a 10% da massa do fígado.

Esta pode ser uma situação que não cause grande dano ou, pelo contrário, evoluir para inflamação deste órgão, comprometendo a sua função e desencadear doenças graves, como cirrose hepática ou cancro do fígado.

Leia Também: A combinação 'explosiva' de medicamentos que aumenta o risco de diabetes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório