Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Três doenças que os seres humanos podem transmitir aos animais

Designadas por zoonoses reversas, são fenómenos raros. Estas são as principais doenças que os animais de estimação podem contrair a partir do contacto com seres humanos.

Três doenças que os seres humanos podem transmitir aos animais

Uma das teorias mais populares acerca do surgimento do novo coronavírus é a de que este terá evoluído em morcegos até migrar para os humanos, que estiveram em contacto com a saliva do bicho, conforme explica uma reportagem realizada pela revista Galileu. 

Neste caso, e se a tese for confirmada sem qualquer sombra de duvida, a Covid-19 é um exemplo de uma zoonose, doença que é transmitida de animal para humano. O mesmo terá acontecido com o VIH, que foi inicialmente transmitido por chimpanzés para o homem; ou ainda casos de raiva ou de toxoplasmose

Contudo, e apesar de pouco comum, a situação contrária também é uma possibilidade. Os seres humanos podem sim transmitir doenças para os animais, conhecidas por zoonoses reversas.

Eis, de acordo com a revista Galileu, os principais problemas de saúde que os humanos podem provocar nos seus animais de estimação:

Micose

A micose que advém de uma infeção fúngica causa comichão intensa e manchas avermelhadas na pele e no couro cabeludo. Já nos animais, pode provocar a perda de pelo. A transmissão ocorre através do contacto direto com o infectado ou partilha de objetos. Adicionalmente é uma 'faca de dois gumes', isto porque os seres humanos podem contagiar os bichos e vice-versa. 

Gripe

Foi no ano de 2009, durante a pandemia de H1N1, que ficou registada a primeira ocorrência letal de transmissão de gripe de humano para gato. O animal em questão sofreu de pneumonia decorrente da infecção viral. Desde então, foi identificado que gatos e cachorros podem contrair a doença, com sintomas parecidos aos de humanos. 

Papeira

Os principais sintomas da papeira incluem febre, dor de cabeça e o inchaço das glândulas salivares no pescoço. A doença pode ser transmitida para cães, que têm sintomas iguais aos humanos, mas que infelizmente não podem ser vacinados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório