Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Sim, pode estar infetado com Covid-19 e não ter sintomas. Entenda

Um estudo analisou uma família que havia viajado recentemente para Wuhan, na China, e todos apresentaram sintomas, excluindo um rapaz de 10 anos.

Sim, pode estar infetado com Covid-19 e não ter sintomas. Entenda
Notícias ao Minuto

09:40 - 18/03/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doentes assintomáticos

Pessoas afetadas pelo novo coronavírus ou Covid-19 apresentam regra geral quadros de pneumonia. Todavia, e de acordo com uma nova pesquisa publicada no periódico científico The Lancet, por vezes os infetados não apresentam quaisquer sintomas, o que por sua vez pode estar a dificultar a contenção do surto. 

A conclusão resulta da análise de uma família chinesa com seis membros doentes com a Covid-19, habitantes na cidade de Shenzen, mas que haviam visitado recentemente Wuhan (o local onde a pandemia teve origem). 

O artigo publicado no The Lancet explica que um rapaz de 10 anos, membro da mesma família, também havia sido infetado, porém, e surpreendentemente não apresentava sintomas.

Os investigadores envolvidos no estudo descrevem esta situação como sendo extremamente preocupante, já que casos como este dificultam a contenção da pandemia, isto porque indivíduos infetados podem inadvertidamente "carregar e transmitir o vírus sem apresentar sinal da doença". 

"Esses casos enigmáticos de pneumonia ambulante podem servir como uma possível fonte para propagar  surto", alertam os especialistas.

Quadros como este vem reforçar a ideia de responsabilidade individual, mas também social e a adoção de medidas como o isolamento voluntário, quarentena ou simplesmente o chamado distanciamento social. O problema dos doentes assintomáticos demanda a necessidade de fechar estabelecimentos comerciais, adiar ou cancelar eventos como medidas fundamentais para reduzir o número de casos de pessoas infetadas por Covid-19 e melhorar o tratamento e hipóteses de cura daqueles que já estão doentes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório