Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Seis sinais de que está a comer pouca proteína

A quantidade de proteína ideal varia de indivíduo para indivíduo.

Seis sinais de que está a comer pouca proteína
Notícias ao Minuto

11:00 - 27/02/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Défice de proteína

A proteína é o bloco de construção dos músculos, pele, enzimas e hormonas, desempenhando ainda um papel essencial no bom funcionamento de todos os tecidos do corpo humano. A substância ajuda ainda a recuperar os músculos após o esforço físico, ou a manter a saciedade a seguir às refeições. 

A quantidade de proteína ideal varia de indivíduo para indivíduo e é determinada por fatores como a idade, peso ou nível de atividade física diária.

Os especialistas recomendam a ingestão de cerca de um grama de proteína por quilo de peso corporal, para uma pessoa com pouca ou nenhuma atividade física, no entanto esses valores podem duplicar para quem pratica exercício regular de forma intensa.

Apesar da proteína poder ser encontrada em inúmeros alimentos, o seu défice na alimentação ainda é muito comum. Esteja atento a estes sinais e perceba se está com carência de proteína. 

Está sempre com fome

Está sempre com fome? Não consegue evitar comer um ou dois lanches entre as principais refeições? Então, pode estar com falta de proteína no organismo. Já que este nutriente é conhecido por promover os níveis de saciedade. 

Sente fraqueza

É normal que se sinta mais fraco e que note uma diminuição nos índices de massa muscular, o que por sua vez deixará o seu organismo mais lento.

Não se consegue concentrar

Sente-se constantemente cansado? Quando os níveis de proteína não estão adequados, podemos sentir alguma confusão mental. A proteína como reguladora da glicose no sangue, equilibra o açúcar, deixando-nos mais focados

Enfraquecimento do cabelo e unhas

Deficiências graves de proteína refletem-se ainda no enfraquecimento significativo do cabelo e das unhas. A pele torna-se também mais seca e apresenta vermelhidão. 

Não consegue perder peso

A pouca proteína disponível no corpo leva à perda muscular e contribui para um metabolismo mais lento - dificultando assim a perda de peso. 

Não consegue parar de comer açúcar

Sente uma vontade constante de comer doces? A proteína regula os níveis de açúcar no sangue (glicose), mantendo-os mais estáveis e diminuindo o desejo por doces. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório