Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Dependência das redes sociais pode significar distúrbio de personalidade

Um estudo, publicado na revista Psychology of Popular Media Culture em 2018, analisou os resultados de 62 estudos diferentes sobre o uso de redes sociais.

Dependência das redes sociais pode significar distúrbio de personalidade
Notícias ao Minuto

08:00 - 10/02/20 por Teresa David

Lifestyle Redes Sociais

Publicar inúmeras selfies, partilhar informações intimas, e verificar as notificações a cada dois minutos parece ser a norma atualmente. Mas, de acordo com especialistas da Universidade da Geórgia, esta prática pode ter mais que se lhe diga. 

O estudo, publicado na revista Psychology of Popular Media Culture em 2018, analisou os resultados de 62 estudos diferentes sobre o uso de redes sociais. As descobertas sugeriram algumas correlações entre o uso das redes e o que é conhecido como 'narcisismo grandioso'.

Os autores do estudo argumentam que as redes sociais, por si só, já estão intrinsecamente ligadas aos nossos egos. O que começou como uma maneira de comunicar, rapidamente se transformou num meio de autopromoção online. É claro que isto não é verdade para todos nós.

Então, quando é que o uso de redes sociais se torna um problema?

O estudo encontrou quatro traços comuns associados ao egoísmo severo: quanto tempo as pessoas passam nas redes sociais, com que frequência 'tweetam' ou atualizam o 'status', quantos amigos ou seguidores têm e quantas selfies costumam publicar. Se se identificar com todos os traços, deve analisar a sua personalidade. 

Todas essas ações online têm uma coisa em comum: são todas maneiras pelas quais nos tentamos promover online. Quanto mais envolvido, maior o seu ego. Quando as pessoas publicam fotografias de si mesmas ou atualizações constantes de 'status', estão a solicitar uma resposta e alguma forma de atenção.

Narcisistas grandiosos vs. narcisistas vulneráveis

É importante entender que o estudo acima se aplicava apenas a um tipo específico de pessoa - 'narcisistas grandiosos', que geralmente são mais extrovertidos, insensíveis e genuinamente absorvidos do que os chamados 'narcisistas vulneráveis', cujo egoísmo vem das suas próprias inseguranças. Os narcisistas vulneráveis, de acordo com o estudo, não eram igualmente obcecados pelas redes sociais.

De salientar que não são as redes sociais que estão a transformar as pessoas em narcisistas. "Teoricamente, suspeitamos que indivíduos com narcisismo pré-existente sejam atraídos para a rede social, mas as evidências atuais apenas estabelecem que os dois estão relacionados", reforçou Jessica McCain, psicóloga e analista da Piedmont Healthcare em Atlanta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório