Tristeza: qualidade ou estado de quem está triste. Mágoa. Aflição. Angústia. Inquietação. Tristeza: um sentimento desvalorizado e renegado, mas importante para o ser humano. Apesar da tristeza em excesso ser um 'trampolim' para a depressão e ser capaz de condicionar a capacidade de raciocínio de algumas pessoas, a verdade é que este (e outros) sentimentos negativos têm um um papel determinante na sensação de bem-estar e no equilíbrio humano, e pode mesmo ser um fator importante para a felicidade.
O equilíbrio é o ideal nas emoções, e cada pessoa deve ser capaz de controlar tanto os sentimentos negativos como os sentimentos positivos.
Mas, em que medida a tristeza é benéfica? De acordo com os especialistas do site The Conversation, este sentimento negativo pode ser bom por cinco distintas razões, todas elas provadas cientificamente.
Dizem os especialistas que a tristeza é benéfica porque melhora a memória, como dois estudos já provaram. Uma dessas pesquisas sugere que a tristeza reduz a capacidade de memorizar as informações que não são importantes, reforçando mentalmente as memórias com significado. De acordo com a ciência, a tristeza também faz com que as pessoas tenham melhores julgamentos, não caindo em falsas impressões.
A motivação também melhora, assim como a comunicação, uma vez que as pessoas tristes tendem a argumentar de forma mais fundamentada e convincente.
Por fim, mas não menos importante, a ciência sugere ainda que a tristeza pode aumentar a bondade das pessoas, que se tornam assim mais justas e sensíveis.