Meteorologia

  • 08 DEZEMBRO 2019
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Edição

Queijo do Monte da Vinha ganha Ouro nos World Cheese Awards

O Queijo de ovelha amanteigado da Queijaria Monte da Vinha foi distinguido com uma medalha de ouro no maior concurso mundial da especialidade, entre 3804 queijos, de 42 países

Queijo do Monte da Vinha ganha Ouro nos World Cheese Awards
Notícias ao Minuto

16:30 - 22/10/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle World Cheese Awards

O queijo de ovelha amanteigado da Queijaria Monte da Vinha, no Vimieiro (Alentejo), de 70 gramas, foi distinguido com a categoria de ouro nos World Cheese Awards, que decorreram em Bérgamo, Itália, no passado fim-de-semana. Este produto 100% artesanal - constituído apenas por leite cru de ovelha, sal e cardo – foi eleito em prova cega, entre 3804 queijos de 42 países de seis continentes, tendo sido o único queijo português distinguido, entre outros portugueses a concurso.

Um júri composto por mais de 300 membros - entre especialistas, ‘experts’ e críticos gastronómicos – provou quase quatro mil queijos em dois dias, concentrados em 84 mesas. “Quando percebi que o meu queijo era o único com a distinção 'Gold' na mesa, fiquei muito emocionada”, confessa Joana Garcia, a fundadora desta queijaria com uma equipa 100% feminina, que lidera desde 2004.

Para a ex-advogada, que mudou de vida há 15 anos, o segredo dos seus queijos de ovelha reside essencialmente na paixão e no respeito pelo produto. "Este é extremamente puro, sem qualquer aditivo. A matéria-prima, o leite cru de ovelha, tem de ser de primeiríssima qualidade e utilizamos cardo, um coagulante vegetal. A cura é outro elemento fundamental. As câmaras de maturação dos queijos têm condições de humidade, ventilação e temperatura ideais, que tentam replicar as condições ideais na primavera", refere a empresária. 

Notícias ao Minuto© Katya Delimbeuf

É por isso que podemos encontrar estes queijos artesanais na Classe executiva da TAP, e em restaurantes de renome como a Tasca da Esquina, do chef Vítor Sobral, Tapisco, de Henrique Sá Pessoa, o clássico Fialho, em Évora, entre muitos outros. Atualmente, a Queijaria Monte da Vinha, que está aberta o ano inteiro, produz cerca de seus mil queijos por semana, exportando cerca de 20% da sua produção.

Notícias ao Minuto© Katya Delimbeuf (Chefs Agency)

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório