Meteorologia

  • 12 NOVEMBRO 2019
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 18º

Edição

Por que os cães têm o hábito de cavar a terra?

A não ser que esteja a planear realizar uma festa temática ninguém gosta de ter o quintal ou o jardim a parecer a superfície da lua.

Por que os cães têm o hábito de cavar a terra?

Mas, afinal, por que os cães têm o hábito de cavar? Será instinto? O que significa? em entrevista Petz (organização de adoção de animais), a veterinária Carolina Pozzebom esclarece. 

Cavar: um ato ancestral

Se já observou um cão a cavar a terra, deve ter percebido que realmente estes animais têm uma vocação natural para fazer buracos. 

Segundo a médica-veterinária essa habilidade dos cachorros está ligada à ancestralidade. Afinal, quem nunca viu um desenho animado de um cão a enterrar um osso?

Por mais caricato que pareça, o melhor amigo do homem adora enterrar coisas de modo a guardá-las em segurança! Os cães também podem cavar ao sentir um cheiro estranho ou ao se aperceberem de um movimento por baixo do solo, ou ainda para fazerem uma 'cama' para descansarem. Veja também as raças de cães ideais para cada signo.

Quando o hábito não é assim tão normal...

Apesar de ser um hábito comum, cavar em excesso pode ser sinal de que algo errado se passa com o bicho. “Muitas vezes, os cães cavam para aliviar o tédio, o stress ou a ansiedade”, comenta Carolina.

São tantos os possíveis motivos para este comportamento, que o melhor mesmo será levá-lo ao veterinário. “Ao cavar em ambientes desconhecidos, o cachorro expõe-se a vírus, bactérias, protozoários, vermes, insetos e a animais peçonhentos”, explica. 

Assim, por mais que seu amigo adore cavar, é bom ficar atento para evitar riscos para a sua saúde. Além disso, cavar é um risco aos cuidados com as unhas do cão. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório