Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

São mais inteligentes? Cães têm o dobro dos neurónios dos gatos

Um estudo recente comparou os níveis de neurónios entre diversas espécies para tentar determinar qual seria a mais inteligente.

São mais inteligentes? Cães têm o dobro dos neurónios dos gatos
Notícias ao Minuto

08:28 - 08/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cães e gatos

Prefere gatos ou cães? E qual dos dois acha que é mais esperto?

O debate sobre a personalidade dos caninos e dos felinos está longe de acabar. Mas uma nova informação pode trazer uma outra camada para a eterna discussão: existe uma diferença entre os seus cérebros, mais especificamente, entre o número de neurónios existentes no córtex cerebral de cada um.

Um grupo de investigadores decidiu investigar as ‘pequenas células cinzentas’ associadas ao pensamento, planeamento e comportamento complexo - consideradas características da inteligência - de um grupo de animais carnívoros, entre eles gatos e cães.

No decorrer da análise, apuraram que os cachorros possuem quantidades significativamente maiores de neurónios do que os gatos.

O artigo, intitulado ‘Os cães têm mais neurónios, embora não o maior cérebro: o equilíbrio entre massa corporal e número de neurónios no córtex cerebral de grandes espécies de carnívoros’, foi publicado no periódico científico Fronteiras em Neuroanatomia.

“Neste estudo, estávamos interessados em comparar diferentes espécies de carnívoros para descobrir como o número de neurónios nos seus cérebros se relaciona com o tamanho desse órgão”, explicou a professora de Psicologia e Ciências Biológicas da Vanderbuilt University, Suzana Herculano-Houzel, uma das responsáveis pela pesquisa. 

O estudo analisou os cérebros das espécies de furão, mangusto, guaxinim, gato, cão, hiena, leão e urso pardo.

Segundo a professora, esperavam que as suas análises confirmassem a hipótese intuitiva de que os cérebros dos carnívoros deveriam ter mais neurónios corticais do que os herbívoros.

Isso porque a atividade de caça é mais exigente, em termos cognitivos e em comparação com a estratégia do herbívoro de alimentação e sobrevivência.

“Acredito que o número absoluto de neurónios que um animal tem, especialmente no córtex cerebral, determina a riqueza de seu estado mental interno e a sua capacidade de prever o que está a acontecer no seu ambiente com base na experiência passada”, disse a neurocientista.

No entanto, para um animal ser considerado ‘inteligente’ não basta comparar a sua matéria cerebral, mas também é importante levar em consideração o tamanho do seu corpo e do seu cérebro.  

De acordo com o estudo, a proporção de neurónios em relação ao tamanho do cérebro em animais carnívoros de pequeno e médio porte era a mesma dos herbívoros de mesmo tamanho.

O estudo revelou então, que os cães, na verdade, têm duas vezes mais neurónios no córtex cerebral, cerca de 530 milhões, do que os gatos, que têm cerca de 250 milhões. Para fins de comparação, o cérebro humano tem cerca de 1,6 bilhão. 

Quanto à questão sobre qual animal seria mais esperto, gatos ou cachorros, "bem, isso ainda está na zona cinzenta", sublinha Suzana Herculano-Houzel

O que importa, no fim das contas, é a relação de amor e carinho que cada um deles desenvolve com os seus donos - e como eles passam a expressar a sua personalidade a partir dela.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório