Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

'Mulheres Como Eu' alerta: Mulheres devem dar prioridade à sua saúde

A Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) recorda, a propósito do Dia Internacional da Saúde Feminina, assinalado hoje, a 28 de maio, a importância da literacia em saúde e lança a campanha 'Mulheres Como Eu'.

'Mulheres Como Eu' alerta: Mulheres devem dar prioridade à sua saúde
Notícias ao Minuto

11:51 - 28/05/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dia Internacional da Saúde Feminina

O objetivo da campanha 'Mulheres Como Eu' - #MinhaSaúdeMinhaPrioridade, é sensibilizar a população portuguesa para as doenças do foro ginecológico, às quais todas as mulheres e todos os que as rodeiam devem estar atentos e informados.

"As mulheres desempenham na nossa sociedade um papel muito importante. Tendem a renegar para segundo plano as questões relacionadas com a sua saúde, pois colocam em primeiro lugar o trabalho ou a família, por exemplo. O nosso objetivo é sensibilizar, pela divulgação de informação científica, para a saúde sexual e reprodutiva, pois estão em causa doenças que podem afetar a qualidade de vida social e profissional, ou mesmo a fertilidade das mulheres", explica Teresa Mascarenhas, presidente da SPG.

Endometriose, Miomas Uterinos, Pólipos, Hemorragias Uterinas Anormais e Cancro Uterino (cancro do colo do útero e cancro do endométrio) são as cinco patologias em que se centra esta campanha por terem um peso significativo da nossa sociedade e poderem, em alguns casos, comprometer a fertilidade da mulher.

Portugal tem a segunda pior taxa de natalidade da Europa, com 1,36 nascimentos por cada mulher e a campanha "Mulheres Como Eu" pretende ser um contributo na consciencialização para os problemas do sistema reprodutor feminino, com diagnósticos mais atempados e acesso a tratamentos minimamente invasivos em fases precoces, que podem fazer a diferença.

Apoiada pelas Farmácias Portuguesas e pela Medtronic, a campanha 'Mulheres Como Eu' contará com informação disponível a todos os utentes das mais de duas mil farmácias que compõem a rede de farmácias da Associação Nacional das Farmácias.

"Para as Farmácias Portuguesas faz todo o sentido associarmo-nos a esta campanha de divulgação de informação e encorajar as mulheres a valorizarem a sua saúde, fazendo dela uma prioridade e assegurando que conhecem e compreendem sintomas e possíveis soluções. Pela nossa porta entram diariamente milhares de portugueses com quem partilhamos, assim, informação essencial para potenciar o conhecimento", afirma Pedro Ferreira, Diretor-geral das Farmácias Portuguesas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório