Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

O leitor perguntou: Afinal, acordar cedo faz bem ou mal à saúde?

“Deus ajuda quem cedo madruga", já diz o ditado popular.

O leitor perguntou: Afinal, acordar cedo faz bem ou mal à saúde?
Notícias ao Minuto

09:00 - 27/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bom dia!

"Acordar cedo torna as pessoas mais produtivas"; "celebridades e CEOs têm esse hábito" ou "a longo prazo vai sentir-se mais saudável e feliz" – são apenas alguns dos argumentos que os madrugadores apresentam. Fazendo parecer com que acordar com as galinhas seja uma solução mágica capaz de resolver todos os seus problemas de gestão de tempo.

Porém, para alguns, acordar cedo pode até ser contraproducente.

O segredo é, segundo os especialistas, e uma reportagem divulgada pela BBC News, encontrar uma rotina que seja adequada à sua situação.

Quais são os benefícios de acordar cedo?

Pode haver vários - pelo menos, de acordo com quem tem o hábito de se levantar da cama ao primeiro raio de sol.

Muitos garantem que há menos distrações ao nascer do dia: por exemplo, as crianças ou qualquer outra pessoa que more na mesma casa provavelmente ainda está a dormir e provavelmente recebe menos mensagens de texto ou e-mails a essa hora.

O CEO da Apple, Tim Cook, disse que se levanta às 3h45 no horário da Califórnia para começar a verificar os seus e-mails.

A apresentadora Oprah Winfrey afirma, por sua vez, que acorda diariamente às 6h02 para refletir, meditar e fazer exercício antes de começar a trabalhar, às 9h.

O caso mais extremo pode ser do ator e cantor Mark Wahlberg, que acorda às 2h30 para se exercitar e jogar golfe.

Estudos também indicam que o hábito de acordar cedo e o sucesso podem estar relacionados. As pessoas que madrugam estão mais sincronizadas com seu relógio biológico e tendem a ter personalidades mais proativas, o que pode levar a melhores notas na escola ou a salários mais elevados no trabalho.

Todavia, se levantar-se cedo não é algo natural para si, existem algumas estratégias que pode tentar adotar. A prática de exercício físico pela manhã e a exposição à luz do dia assim que possível podem ajudar a estimular o metabolismo e a temperatura corporal, fazendo com que desperte e entre no ritmo mais rapidamente.

No entanto, colocar o alarme para despertar mais cedo pode não funcionar para todos - e há várias ressalvas sobre tentar tornar-se uma pessoa matutina se não tem uma predisposição natural para tal.

Acordar cedo não é para todos?

Não. Se acordar cedo o deixa mais produtivo ou não, a resposta pode estar nos seus genes.

Há muitas pesquisas sobre como algumas pessoas estão biologicamente mais propensas a sentirem-se mais dispostas pela manhã, enquanto outras estão na sua melhor forma à noite. Certos indivíduos também podem estar mais alerta e ter uma melhor capacidade cognitiva à tarde, por exemplo.

De facto, um estudo recente publicado na revista científica Nature Communications forneceu mais indícios de que isso acontece. Ao analisar dados de mais de 700 mil participantes, os investigadores descobriram mais de 350 fatores genéticos que podem influenciar se as pessoas se sentem naturalmente com mais energia pela manhã ou à noite.

O tamanho da amostra faz com que esse estudo seja o maior do tipo realizado até agora, embora sejam necessárias mais pesquisas para confirmar os resultados.

Sendo assim, se não se sente naturalmente alerta pela manhã, mas decide acordar cedo a qualquer custo, pode estar a sabotar o seu verdadeiro pico de desempenho.

O ponto principal é: o simples facto de acordar cedo não é necessariamente sinónimo de sucesso instantâneo no trabalho. Na verdade, dependendo da pessoa, pode acabar por ter um efeito negativo.

Levantar cedo pode ser contraproducente?

Sim. Especialmente se normalmente não acorda muito cedo e está a tentar fazer isso para ser mais produtivo.

"As pessoas dizem: 'Ah, aquele CEO acorda às 5h, vou tentar fazer o mesmo às segundas e sextas-feiras'", diz Rachel Salas, professora de neurologia especializada em medicina e distúrbios do sono da Universidade Johns Hopkins, nos EUA.

"Mas isso não é consistente. Pode estar a causar o caos no seu relógio biológico", completa.

Salas explica que é importante ter uma noite inteira de sono e dormir o mesmo número de horas todas as noites, deitando-se preferencialmente sempre à mesma hora.

O especialista explica ainda que deve independentemente de conselhos de famosos ou de CEOs tentar descobrir o que funciona melhor para si – e garantir que dorme sempre entre sete a nove horas por noite.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório