Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Tic-tac. Praticar exercício em excesso pode provocar o colapso do coração

Especialista explica os riscos cardiovasculares do chamado 'overtraining'.

Tic-tac. Praticar exercício em excesso pode provocar o colapso do coração
Notícias ao Minuto

08:00 - 22/02/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Bomba

Para garantir um coração forte e saudável é necessário, entre muitas outras ações, criar uma rotina de exercício físico. Segundo diretrizes das autoridades de saúde norte-americanas, deve praticar-se pelo menos 30 minutos por dia de atividades de baixa a média intensidade ou de treinos mais intensos, três vezes por semana. Mas assim como tudo na vida, também é preciso exercitar-se com moderação para evitar a chamada 'síndrome de overtraining'.

Segundo o cirurgião cardiovascular Marcelo Sobral, a síndrome pode levar o coração a um verdadeiro colapso. "Quando o atleta realiza regularmente treinos muito intensos e repetitivos, causa um alto nível de stress no organismo, levando a um fenómeno perigoso caracterizado pela perda da capacidade imunitária, alterações no sono, lesões, dores musculares, fadiga recorrente e mau-humor", explica Sobral.

Dessa forma, com o intuito de fortalecer o corpo a qualquer custo, o indivíduo acaba por enfraquecer as defesas do organismo, tornando-se mais vulnerável a infecções, doenças metabólicas e distúrbios cardíacos, segundo o cirurgião. "O maior erro de quem decide intensificar os exercícios é não fazer um check-up médico antecipadamente, além de não contar com a orientação de um profissional físico habilitado", afirma o especialista.

De acordo com Sobral, os treinos intensos e exagerados também podem causar a redução da frequência cardíaca, sinal de que o coração está a adaptar-se à sobrecarga de adrenalina; hipertrofia do miocárdio, quando o músculo cardíaco aumenta para melhorar a performance e se adaptar ao alto fluxo sanguíneo, além de sopros e arritmias, resultado do desgaste e alteração nas estruturas cardíacas, que podem levar fatalmente a um mal súbito.

"A receita para evitar o overtraining é exercitar-se com moderação. Fazer pausas entre os treinos é fundamental, assim como intercalar exercícios leves, moderados e intensos na rotina de treinos, sempre respeitando os seus limites e o seu quadro clínico. Com treinos personalizados é possível alcançar o seu objetivo, sem colocar a saúde em risco", conclui o especialista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório