Meteorologia

  • 15 NOVEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 16º

Edição

Almada assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (que se comemora a 3 de dezembro), a Câmara Municipal promove até dezembro, um programa que inclui exposições, workshops, ciclo de cinema, leitura e dança. A entrada é livre.

Almada assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Notícias ao Minuto

23:45 - 09/11/18 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Programa atividades

Esta iniciativa pretende motivar e mobilizar a comunidade para assuntos relacionados com a deficiência e para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Até dia 11 novembro, pode visitar a exposição Arte e Criatividade, na Oficina de Cultura, que reúne trabalhos de mais de uma centena de artistas e instituições de todo o país. Esta iniciativa pretende contribuir para a valorização e promoção da cultura, no domínio das Artes Plásticas, junto de pessoas com necessidades especiais e/ou portadoras de deficiências.

No dia 16 de novembro, a Associação Inovar Autismo, em parceria com o Agrupamento de Escolas António Gedeão, promove um Dia Aberto à Comunidade com várias ações lúdico-pedagógicas para crianças, no âmbito do 'Autismo e Inclusão', com os seguintes workshops: Música com [email protected], Musicoterapia e Direitos Humanos e Deficiência.

O Regime do Maior Acompanhado será esclarecido por Celso Manata, magistrado, procurador da República, numa sessão sobre a nova legislação, que terá lugar dia 24 de novembro, no Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro, no Laranjeiro.

Leituras, cinema e visitas guiadas

A Rede Municipal de Bibliotecas dinamiza, entre 20 e 22 de novembro, sessões de animação de leitura para crianças com necessidades especiais.

Nos Museus Naval e da Cidade será possível participar nas visitas guiadas para pessoas surdas, com tradução para Língua Gestual Portuguesa, no dia 21 de novembro.

O Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça será palco do ciclo de cinema sobre a temática da deficiência nos dias 2 e 5 de dezembro.

No dia 4 de dezembro, às 11 horas, é inaugurada a exposição 'Desenhar Almada', no átrio do Fórum Municipal Romeu Correia.

No dia 7 de dezembro, às 21 horas, o Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça é palco do espetáculo de dança 'Quero Ser', do projeto DansaArtes – Companhia de Dança Inclusiva, promovido pela CERCIMA – Movimento DansasAparte. Promover a inclusão social e as aprendizagens e potenciar a autonomia pessoal e social, através da partilha de experiências e conhecimentos entre bailarinos com e sem deficiência, como forma de expressão artística, são alguns dos objetivos deste projeto.

Também a inclusão em espaços de cultura estará em destaque nas jornadas de reflexão, dia 7 de dezembro, e no workshop, dia 11 de dezembro, no qual será apresentado o livro Museus (In)capacitantes – Deficiência, Acessibilidade e Inclusão em Museus, da autoria da investigadora Patrícia Roque Martins. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório