Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Sexo na terceira idade: Oito dicas para não perder a chama

Embora com o avançar da idade o corpo fique mais frágil e o desejo diminua, as relações não tem de acabar por completo.

Sexo na terceira idade: Oito dicas para não perder a chama
Notícias ao Minuto

23:45 - 11/10/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Terceira idade

�O sexo na terceira idade tem um papel essencial, não só em termos físicos, como na reafirmação da autoestima” garante Irina Rodrigues, para quem as relações mais íntimas entre um casal é a melhor forma de se evitar problemas que tendencialmente surgem durante a terceira idade como o isolamento e a depressão.

É a especialista em Sexologia Educacional quem explica que, para aumentar a longevidade e qualidade de vida numa idade mais avançada, a vida sexual não deve ser, apenas, vista como fonte de prazer mas também outros aspetos positivos da vida de cada um como a libertação de endorfinas, essencial para aumentar a sensação de felicidade e bem estar.

Além de especialista em sexologia, Irina Rodrigues é diretora da loja Flame Love Shop, o que lhe permite confirmar a atual tendência que se aponta de uma crescente presença de clientes seniors em lojas eróticas onde procuram principalmente estimulantes, masturbadores e dildos. No caso da Flame Shop, o aumento foi de 10% por parte dos clientes com mais de 60 anos.

A par dos brinquedos sexuais, os clientes procuram também estimulantes sexuais como pílulas do sexo e potenciadores – principalmente os homens. Felizmente, refere a especialista, “há novos produtos que têm permitido a muitos homens ultrapassar determinados condicionantes físicos para manter a atividade sexual. Já no sexo feminino, é a mudança de mentalidade, o sentir-se bem e ativa que está a ditar a alteração de comportamentos e de atitudes”.

E porque esta mudança de mentalidade tem necessariamente de ser o primeiro passo, Irina Rodrigues partilha oito dicas que irão ajudar os casais com mais de 60 anos a manter uma vida sexual ativa.

1. Seja compreensivo consigo e com o/a seu/sua parceiro/a.

Procure aproveitar o momento sem estar preso a exigências ou cobranças, pois estas não ajudam a manter uma vida sexual ativa e saudável.

2. Inove e experimente!

Não tenha medo. Não há nada de errado em descobrir novas sensações e prazeres.

3. Concentre-se no momento presente

Não adianta estar a comparar a situação atual ao que acontecia há anos. Apesar de ser diferente não quer dizer que não seja bom.

4. Tente as vezes que forem necessárias

As coisas podem não sair exatamente como espera. Por isso, é importante deixar a frustração de lado e tentar novamente.

5. Saiba o que o outro gosta e converse sem medos

Perceba aquilo que o outro gosta ou não gosta e o que está a sentir no momento. O diálogo é essencial para que o casal entenda e ultrapasse as limitações, melhorando assim a sua vida sexual.

6. Tenha cuidado com a alimentação e a hidratação

A alimentação influi no desempenho e na forma como nos sentimos. Não deve por isso descurar de uma alimentação equilibrada bem como da ingestão de líquidos com frequência.

7. Pratique exercício físico

A atividade física regular confere-lhe elasticidade, além de uma maior disposição. 

8. Se necessário, utilize lubrificantes

Facilita a penetração e torna o ato sexual mais prazeroso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório