Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Adeus. Descubra qual é a melhor forma de acabar um relacionamento

Existem poucas coisas piores do que ser rejeitado. Porém, ser aquele que coloca um fim a uma relação amorosa é sem dúvida alguma um forte candidato ao segundo lugar.

Adeus. Descubra qual é a melhor forma de acabar um relacionamento

A verdade é que o fim de uma relação não é fácil para nenhum dos indivíduos. Mas se você é aquele que vai dar um término, então saiba que existem algumas coisas que pode fazer de modo a tornar a experiência menos dolorosa e traumatizante para o seu parceiro.

Eis a melhor forma de acabar uma relação, segundo a reportagem da revista norte-americana TIME e de acordo com dois especialistas em… relações:

Diga a verdade – mas não seja cruel

Se vai terminar um relacionamento então deve explicar à outra pessoa o motivo, alerta Rachel Sussman, uma psicoterapeuta nova-iorquina e autora do livro ‘The Breakup Bible’ (‘A Bíblia dos Rompimentos’). “Os indivíduos que tem maior dificuldade em superar o fim de uma relação são aqueles que não entendem porque acabou”, diz.

Idealmente o motivo não deverá chocar a outra pessoa porque já o terão discutido no passado e tentado ultrapassá-lo, acrescenta Sussman.

Já o psiquiatra nova-iorquino, Guy Winch e autor do livro ‘How to Fix a Broken Heart’ (‘Como Remendar um Coração Partido’), salienta que deverá escolher as palavras com cuidado. “Diga algo como ‘isto incomoda-me’ ou ‘isto foi muito dificil para mim’, ao invés de culpar a outra pessoa”, refere Winch.

Faça-o cara a cara

Tanto Sussman como Winch concordam que os rompimentos devem sempre acontecer frente a frente, e preferencialmente num local privado.

“Se acontecer num lugar público a pessoa poderá ficar perturbada e a seguir ainda tem que ir para casa – o que é terrível”, diz Winch.

Deverá acabar o relacionamento na casa da outra pessoa e não na sua, acrescenta o especialista. Assim poderá abandonar o lugar à sua vontade e a pessoa estará pelo menos num local familiar e reservado.

Tenha a certeza

Muito frequentemente o individuo que põe um fim ao relacionamento tem dúvidas assim que o faz, o que só complica ainda mais as coisas.

“Reserve algum tempo, dias ou semanas, para refletir atentamente sobre o assunto e se for preciso fale com um amigo ou familiar, ou até com um especialista em relacionamentos, de modo a entender se é realmente isso que quer”, afirma Sussman.

Deixe a outra pessoa decidir se quer manter o contacto

Poderá achar que está a fazer uma boa ação ao tentar manter o contacto com o seu ex, mas resista a esse impulso.

Tanto Sussman como Winch alertam que deverá ser a pessoa ‘deixada’ a decidir quando ou até se quer de algum modo manter algum tipo de contacto.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório