Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Desista de vez do tabaco! Este é o melhor método para deixar de fumar

Quer deixar de fumar, mas não sabe como? Descubra qual é a melhor maneira para abandonar de uma vez por todas o vício do tabaco. Diga não.

Desista de vez do tabaco! Este é o melhor método para deixar de fumar
Notícias ao Minuto

11:00 - 27/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Hábitos

Ontem, dia 26 de setembro, celebrou-se o Dia Europeu do Ex-Fumador – data que marcou aquela que já é uma conquista para muitos indivíduos, mas que para muitos outros é ainda uma quimera.

Já no Reino Unido, a propósito da campanha anual que se realiza em outubro e promove o abandono do tabaco, a ‘Stopober campaign’, a médica especialista Sarah Jarvis, apontou em declarações à publicação The Telegraph, aquele que é segundo ela e outros clínicos a forma mais indicada e eficiente para desistir de vez dos cigarros.

Inicialmente, os fumadores são aconselhados a não pararem de fumar abrutamente.

Pesquisas já demonstraram que apenas 4% dos indivíduos que entram em abstinência súbita conseguem permanecer sem fumar após um ano. E que quase 90% das pessoas que tentam desistir voltarão a fumar novamente, apesar dos seus melhores esforços para resistir.

“O pior que pode fazer é deixar de fumar de repente, e sem qualquer apoio de um profissional médico”, explica Jarvis.

Ao invés, a clínica recomenda recorrer ao apoio e ajuda de conselheiros de cessação tabágica e ao uso de terapias de substituição da nicotina (TSN), de modo a aumentar as hipóteses de sucesso.

Os TSN vêm em pensos, pastilhas e dragueias – contendo substâncias que reduzem o desejo e impulso de pegar num cigarro.

De acordo com uma revisão de vária literatura científica, que observou 150 diferentes métodos e produtos, os fumadores estão entre 50 a 70% mais propensos a desistirem de vez do vício do tabaco quando recorrem a essas terapias.

“Cortar o consumo de nicotina pode causar dores de cabeça e outros sintomas de abstinência, e não nos podemos esquecer da adição psicológica”, sublinha a médica.

“Existem provas científicas que as chances de desistir aumentam exponencialmente quando se combate um vício de cada vez”.

“Consultar um conselheiro de cessação tabágica e usar juntamente os TSN contribui para que os fumadores não só larguem o vício como consigam permanecer livres do tabaco a longo prazo”, concluiu Jarvis.

O Lifestyle ao Minuto já está no Instagram! Siga aqui a nova página

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório