Os indivíduos viciados em cocaína poderão ser brevemente tratados com uma simples injeção, diz um grupo de cientistas norte-americanos da Universidade de Chicago.
Mais ainda, a dita proteína poderá ajudar os fumadores a deixarem o vício do tabaco e os alcoólicos a abandonarem a bebida, segundo aquele estudo.
A nova terapia é baseada numa técnica de edição de genes retirados do ADN da pele, e já se mostrou eficaz nos testes realizados em roedores.
Agora os cientistas esperam que o procedimento funcione nos seres humanos.
Em todo o mundo milhões de pessoas são afetadas pelo vício da cocaína. Aquele que será potencialmente um tratamento revolucionário poderá combater a procura da droga em questão e as consequentes overdoses – tornando-os os dependentes potencialmente imunes.
A nova abordagem que usa células cutâneas poderá potencial e adicionalmente ser usada para tratar o vicio do álcool, da nicotina e o abuso de heroína, garantiram os investigadores.
Os cientistas disseram que há uma necessidade de ‘pensar fora da caixa’ quando se trata de combater o flagelo da dependência das drogas.
A professora e líder do estudo, Ming Xu, disse: “Os resultados apurados são promissores relativamente à utilização e à manipulação dos genes da pele como forma de terapia para tratar os milhões de casos de dependência”.