Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Componentes da maquilhagem provocam infertilidade e cancro da mama

Um novo estudo apurou que os químicos comummente encontrados na maquilhagem e em produtos de cosmética estão associados a alterações na fertilidade e nas hormonas sexuais das mulheres.

Componentes da maquilhagem provocam infertilidade e cancro da mama
Notícias ao Minuto

15:30 - 17/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Beleza

"Produtos de beleza que pela sua composição equivalem a ingerir um cocktail de químicos" podem estar a provocar infertilidade e a potenciar o aparecimento de cancro da mama, revela uma pesquisa norte-americana.

Até uma exposição reduzida a parabenos e a bisfenol A (BPA) pode, segundo os investigadores, afetar os níveis das hormonas reprodutivas.

Os cientistas detetaram que certos químicos são responsáveis por aumentarem os índices de estrogénio, que podem consequentemente ter um efeito detrimental no desenvolvimento de doenças dependentes dessa hormona, tais como o cancro da mama.

Para efeitos daquela pesquisa foram recolhidas mais de 500 amostras de urina, provenientes de 143 mulheres, de idades compreendidas entre os 18 e os 44 anos, de modo a se proceder ao exame dos químicos ambientais presentes nos produtos de beleza, nomeadamente os parabenos e as benzofenonas.

O estudo realizado por investigadores da Universidade de George Mason, nos Estados Unidos, é o primeiro do seu género a examinar as misturas de químicos componentes de produtos de cuidado pessoal relativamente a alterações hormonais em mulheres saudáveis e em idade reprodutiva – através de vários métodos de exposição durante o ciclo menstrual.

A médica e investigadora Ania Pollack, professora naquela universidade, disse: “No nosso dia-a-dia somos expostos inadvertidamente a químicos que podem impactar negativamente nas nossas hormonas”.

“Estas mudanças hormonais já foram associadas à incidência de problemas de saúde graves e potencialmente fatais, nomeadamente ao surgimento de cancro da mama e de doenças cardiovasculares”, advertiu Pollack.

“Por essa razão, é fundamental compreender o modo como os químicos influenciam os níveis hormonais. Trata-se de uma questão de saúde pública e sobretudo da saúde de todas as mulheres, já que a exposição da população feminina a estes químicos é por vezes maior, devido à sua presença generalizada em produtos de beleza e de cuidado pessoal”, alertou a médica.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório