Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Assédio. Conheça os vários tipos e saiba aquilo que deve fazer

De acordo com a definição do dicionário o termo assédio consiste na insistência impertinente, relativamente a alguém, com declarações, propostas e pretensões. E você já foi vítima deste tipo de comportamento abusivo?

Assédio. Conheça os vários tipos e saiba aquilo que deve fazer

De acordo com a publicação Dicas de Mulher a maioria dos indivíduos – mulheres e homens – já sofreu algum tipo de assédio e talvez este tenha inclusive passado despercebido. Tal acontece porque alguns tipos de assédio estão devidamente enraizados na sociedade, sendo considerados até normais.

Ainda assim, no trabalho, na rua, entre amigos e até em casa as pessoas sofrem os mais diversos tipos de assédio.

Descubra quais são e como deve agir diante destas situações.

Tipos de assédio

Segundo a advogada Elis Marina Bonin Barbieri, são vários os tipos de assédio. “Na sua noção mais básica, o assediador, normalmente em posição de poder, procura humilhar, denegrir, minar a vítima, atacando a sua personalidade, inteleto ou mesmo de forma física.”, explica.

As formas mais comuns e visíveis são o stalking, o bullying, o assédio moral e o assédio sexual.

Stalking

É a perseguição decorrente de uma obsessão que invade a intimidade da vítima, incluindo contato insistente pelo telefone e pela Internet.

Bullying

Acontece mais frequentemente em ambiente escolar. Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos para causar danos à vítima. “No bullying há uma intimidação sistemática do indivíduo, normalmente com ameaças físicas ou psicológicas perpetuadas através de atos de humilhação pública, coação e discriminação”, ressalta Elis.

Assédio moral

O assédio moral é a exposição a uma situação humilhante e constrangedora, de forma repetitiva ou não, que visa humilhar, coagir e denegrir o indivíduo. Exemplos: jornadas de trabalho exaustivas e excessivas, controlo das idas à casa de banho, aplicação de penalidades em ambiente público, forçar o trabalhador a pedir demissão, tirar instrumentos de trabalho necessários às atividades do trabalhador; entre outros.

Esse tipo de assédio é bastante comum no ambiente de trabalho mas também pode acontecer noutros contextos.

Assédio sexual

Assédio sexual é todo o comportamento indesejado de caráter sexual, sob forma verbal, não verbal ou física, com o objetivo ou o efeito de perturbar ou constranger a pessoa, afetar a sua dignidade, ou de criar um ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador.

Elis enfatiza que o assédio sexual pode ser verificado de diversas formas e em diversos graus de gravidade. “Qualquer tipo de ato de cunho sexual e não previamente autorizado (sem consentimento) pode ser considerado assédio”.

O que deve fazer

A vítima deve buscar auxílio psicológico, atendimento médico e denunciar o agressor na polícia, fazendo queixa. “Em determinados casos a vítima pode, também procurar algum tipo de reparação de forma judicial, através de um advogado ou processo”, explica Barbieri. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório