Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Esta é a técnica a usar para que sinta mais prazer em correr, diz estudo

Cientistas que a apontam, chamam-na de ‘reavaliação cognitiva’. Entenda como funciona.

Esta é a técnica a usar para que sinta mais prazer em correr, diz estudo
Notícias ao Minuto

16:00 - 09/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Treinos

Os que acordam felizes às seis da manhã e calçam as sapatilhas de corrida ainda antes de abrir os olhos, não precisam de ler este artigo. Ou talvez seja melhor conhecerem a técnica de que se fala, já que todos passamos por aqueles momentos de correr por obrigação e não por prazer.

Mesmo que no final do treino sinta aquela sensação de missão cumprida, há vezes (ou casos) em que se ‘sofre’ até chegar à meta e foi precisamente a contrariar esta sensação que se desenvolveu um estudo agora apresentado na publicação ‘Motivation and Emotion’ e que se resume à ‘reavaliação cognitiva’.

Tal técnica, comummente utilizada em terapia de certos problemas psicológicos, consiste em associar uma atitude distinta a cada atividade. Assim, mais facilmente se reconhece cada pensamento negativo e o contraria, algo que seria difícil de acontecer se visse toda a experiência um todo, e toda ela negativa.

A testar esta hipótese, foi analisada uma amostra de 24 corredores saudáveis, com idades compreendidas entre os 18 e os 33 anos, a quem foi instruído que corressem três vezes por semana, em corridas de esforço elevado e duração de 90 minutos. Na primeira semana, não foi dada aos corredores qualquer instrução, na segunda e terceira, foi-lhes pedido que pensassem em algo que os distraísse durante a corrida ou, por sua vez, que optassem pelo método da reavaliação cognitiva.

Das conclusões retiradas, tem-se que pensamentos como ‘doem-me as pernas’ ou ‘estou cansado’, foram substituídos por ‘estou a exercitar-me, mais vale tirar o proveito’ ou ‘se desacelerar, talvez deixe de sentir esta dor’.

Quanto a resultados, a técnica em estudo associou-se a uma melhor performance enquanto que o método de distração ou a ausência de métodos não indicaram qualquer melhoria no desempenho do corredor.

A técnica é também equiparada a um trabalho jornalístico ou de cientista, que reportam toda a situação de forma fragmentada para bem entender cada parte da situação - ou treino, neste caso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório