Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Sobreviver ao calor com chá quente? Há opções improváveis para este verão

O que comemos ajuda a preparar o próprio organismo para ‘aguentar’ melhor as altas temperaturas. Acredite, há opções bem melhores do que aquela mini gelada.

Sobreviver ao calor com chá quente? Há opções improváveis para este verão
Notícias ao Minuto

14:00 - 09/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Tempo quente

Manter o corpo hidratado é o primeiro passo para suportar o calor. Com as temperaturas a subir, o corpo ‘consome’ mais água para transpirar – forma natural de garantir uma proteção contra o calor extremo – e por isso há que repor os níveis de hidratação. Mas como já referimos, há outras formas (menos óbvias) de nos ‘refrescarmos’ por dentro, como é o caso do chá quente.

O Lavanguardia sugere chá de menta e explica que, ao incentivar o processo de sudação, através do consumo de bebidas quentes, “estará a libertar o calor corporal e a contrastar os efeitos das altas temperaturas”. É por isso que (extremismos à parte) beber água natural será mais benéfico do que água fresca, uma vez que ajuda a equilibrar a temperatura corporal.

Garantida a hidratação, também a própria alimentação é essencial para que se ‘sobreviva’ ao tempo quente da forma mais saudável. Isto porque a água não é nutritiva e portanto não garante que mantenha o corpo fresco a partir do seu interior.

Seguindo, então, a fórmula de hidratação + nutrientes, os alimentos preferidos devem ser aqueles com maior quantidade de água, como o tomate, altamente nutricional e uma boa base para a sopa favorita do verão – gaspacho. Também a melancia será uma boa opção, já que é 93% constituída por água e conta com muitas poucas calorias (apontam-se 20 por cada 100 gramas).

Também os alimentos ricos em antocianinas, que funcionam como antioxidantes, são essenciais já que diminuem a pressão arterial e facilitam a dilatação dos vasos sanguíneos – aspetos relevantes para baixar a temperatura corporal. Neste sentido, são os frutos vermelhos os alimentos mais aconselhados.

Por fim, outro alimento que o jornal espanhol aconselha como essencial durante o verão e que não é nada óbvio, são a pimenta e pimentos picantes. Por um processo semelhante ao do chá, é pela necessidade de sudação, principalmente na zona do rosto, que se aponta como benéfico o consumo de tais alimentos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório