Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Banco Finantia triplica lucro

O Banco Finantia registou lucros de 3,4 milhões de euros no primeiro semestre, o triplo do resultado obtido no mesmo período de 2012, disse hoje a instituição financeira em comunicado.

Banco Finantia triplica lucro
Notícias ao Minuto

19:35 - 13/08/13 por Lusa

Economia Primeiro semestre

Ainda de acordo com a mesma nota, o resultado antes de impostos foi de 9,0 milhões entre janeiro e junho, o que compara com os 3,0 milhões de euros de período homólogo.

O banco liderado por António Guerreiro registou ainda um aumento do produto bancário para 64,8 milhões de euros, quase o triplo do valor do primeiro semestre de 2012, o que é atribuído sobretudo aos ganhos com dívida pública portuguesa. Já a margem financeira aumentou para 34,2 milhões de euros e as comissões e outros proveitos desceram para 4,2 milhões de euros.

Os custos operacionais fixaram-se em 11,5 milhões de euros, abaixo dos 12,0 milhões de euros do primeiro semestre de 2012.

Quanto ao crédito, diminuiu 28,5% para 323 milhões de euros entre janeiro e junho, com o banco a afirmar que está a alterar a atividade de crédito do "financiamento ao consumo para o financiamento a pequenas e médias empresas através de produtos de leasing e ‘leaseback’”.

Um significativo aumento, de quase seis vezes, tiveram as imparidades e provisões que atingiram 44,3 milhões de euros em junho de 2013.

Já os depósitos aumentaram 9,30% para 481,8 milhões de euros, sendo que o rácio de transformação de depósitos em crédito terminou junho nos 126%.

O banco Finantia, que trabalha os segmentos da banca de investimento, banca privada e crédito especializado, fechou ainda o primeiro semestre com um rácio de capital ‘core tier 1’ (uma das medidas de avaliar a solvabilidade de um banco) de 13,8%, acima dos 10% exigidos pelo Banco de Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório