Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Costa considera "boa notícia" redução dos desequilíbros macreconómicos

O primeiro-ministro, António Costa, classificou hoje como uma "boa notícia" Portugal ter saído da lista de Estados-membros com "desequilíbrios macroeconómicos excessivos", afirmando ser necessário continuar a apostar na inovação como motor de desenvolvimento.

Costa considera "boa notícia" redução dos desequilíbros macreconómicos
Notícias ao Minuto

13:29 - 07/03/18 por Lusa

Economia Primeiro-ministro

"Mais uma vez tivemos a boa notícia de Portugal ter sido reclassificado e ter saído da classificação de graves desequilíbrios para a situação de desequilíbrios, juntando-se à generalidade dos países da União Europeia", afirmou o chefe do Governo, no Porto.

Para o primeiro-ministro, se Portugal quer "continuar esta trajetória, continuar a ter níveis de crescimento" como os registados no ano passado, "continuar a reduzir o desemprego" como tem vindo a reduzir e continuar "a ter finanças mais sólidas", é preciso "apostar na inovação como grande motor de desenvolvimento".

"E para termos inovação precisamos de ter bom investimento, bom investimento estrangeiro e, para isso, é essencial investimento estrangeiro", afirmou o primeiro-ministro, no âmbito da cerimónia de inauguração do Centro de Competências de Tecnologias de Informação da Natixis em Portugal.

A Comissão Europeia retirou hoje Portugal da lista de Estados-membros com "desequilíbrios macroeconómicos excessivos", por ocasião da adoção do "pacote de inverno de semestre europeu" de coordenação de políticas económicas, considerando agora que o país apresenta apenas "desequilíbrios".

Depois de, em novembro passado, Bruxelas ter identificado 12 Estados-membros que considerou merecerem uma "análise aprofundada" devido aos seus desequilíbrios macroeconómicos, hoje decidiu retirar um desses países da lista (a Eslovénia) e desagravar o nível de desequilíbrios de outros três, Portugal, França e Bulgária, que passam a ser considerados países simplesmente com "desequilíbrios económicos".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório