Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"Investimento para ligação ferroviária Sines-Madrid lançado em março"

O ministro do Planeamento e Infraestruturas falou, não só da ligação ferroviária entre Portugal e Espanha, como também do novo aeroporto e da estratégia para o interior. Sobre o TGV garantiu que essa é uma "discussão que não está em cima da mesa".

"Investimento para ligação ferroviária Sines-Madrid lançado em março"
Notícias ao Minuto

23:41 - 21/02/18 por Patrícia Martins Carvalho

Economia Pedro Marques

Pedro Marques disse, esta quarta-feira, na antena da SIC Notícias, que Portugal tem um “bom nível de execução do programa Portugal 2020”, estando, inclusivamente, em “primeiro lugar a nível europeu entre os países que têm programas acima dos 5 mil milhões de euros de financiamento global”.

Nesta senda, o ministro revelou que vai ser lançado “em menos de um mês”, o investimento para a ligação ferroviária entre Sines e Madrid. “Este é um bom exemplo de como o país demora tanto tempo a fazer o que é consensual”, afirmou o governante, frisando que só agora este projeto vai ser concretizado, pese embora “se ande a falar nele há décadas”.

A ligação ferroviária entre Portugal e Espanha vai contar com “400 milhões de euros de investimento global com financiamento comunitário”. No entanto, a tão falada ligação por TGV está fora dos planos do Governo. “O TGV não é uma discussão que esteja em cima da mesa neste momento”, garantiu o ministro que avisou ainda que quando esta discussão for feita terá de ser tida em conta a mudança que a mobilidade internacional tem vindo a sofrer nos últimos anos devido às ligações aéreas low-cost.

Quanto ao aeroporto do Montijo, Pedro Marques assegura que a “expetativa” do Governo é que o mesmo esteja a “funcionar em 2020”, cumprindo, assim, um prazo de construção de três anos. E embora o presidente da Ryanair defenda uma antecipação para 2019, o ministro é realista: “Ninguém gostaria, mais do que o ministro da tutela, de ter o aeroporto concluído mais cedo (…) mas não se constrói um aeroporto em um ano”.

Por fim, Pedro Marques falou sobre os planos do Governo para o interior, garantindo que esta região “não está esquecida”. Reconhecendo que o “mais crítico para a estabilidade nos territórios do interior é a retenção de pessoas”, o governante apontou o “emprego” e a “criação de investimento” como as grandes chaves para o sucesso, que passam pelas “dotações específicas dos avisos de candidaturas para as empresas só destinadas aos territórios de baixa densidade e do interior”.

“Vamos manter essa estratégia para que o interior do país (…) continue a ser uma prioridade do país”, rematou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório