Meteorologia

  • 21 MAIO 2018
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 14º

Edição

Taxa de desemprego desceu... mas precários aumentaram

Segundo informação prestada pelo INE ao Notícias ao Minuto, o número de contratos com vínculo precário voltou a aumentar em 2017, ano em que a taxa de desemprego se fixou nos 8,9%.

Taxa de desemprego desceu... mas precários aumentaram
Notícias ao Minuto

12:28 - 08/02/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Mercado de trabalho

Pode parecer contraditório, mas o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulgou que a taxa de desemprego no ano passado caiu para 8,9%, a verdade é que o número de contratos precários no emprego por conta de outrem voltou a aumentar durante o ano de 2017. 

De acordo com dados facultados pelo INE ao Notícias ao Minuto, o número de indivíduos com vínculo precário - que são descritos pela agência de estatística como ‘contrato com termo e de prestação de serviços’ - foi de, aproximadamente, 868 mil em 2017.

Ora, este valor está acima dos cerca de 844 mil registados em 2016 e ainda dos cerca de 815 mil registados em 2015. Por isso, a tendência deste tipo de contratos tem sido crescente, pelo menos durante os últimos dois anos.

O ano em que o número de contratos precários foi mais baixo foi em 2013, quando havia 740 mil indivíduos nestas situações. Nessa altura, a taxa de desemprego era de 16,2%, segundo dados do INE.

De acordo com a informação a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o número de indivíduos em situação de recibos verdes era de cerca de 140 mil no ano passado. No final de 2016, havia perto de 139 mil indivíduos nesta situação.

Na quarta-feira, o INE divulgou que no total do ano de 2017 a taxa de desemprego foi de 8,9%, abaixo da estimativa do Governo de 9,2% e bem longe da taxa de 11,1% registada em 2016.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.