Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Execução confirma: Défice de 2017 melhorou 1.607 milhões

A melhoria é explicada pelo aumento da receita superior ao da despesa.

Execução confirma: Défice de 2017 melhorou 1.607 milhões
Notícias ao Minuto

16:42 - 25/01/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia DGO

O défice das finanças públicas melhorou em 2017 em comparação com ano anterior, destaca o Ministério das Finanças, esta quinta-feira, em nota enviada à comunicação social sobre a execução orçamental de dezembro de 2017. Esta melhoria, refere a tutela, deve-se ao aumento da receita superior ao da despesa. 

"A melhoria é explicada pelo crescimento da receita de 3,8% acima do crescimento de 1,6% da despesa”, diz o ministério de Mário Centeno, sustentando que o défice das Administrações Públicas ascendeu a 2.574 milhões de euros em 2017, em contabilidade pública, quando em 2016 acrescia de mais 1.607 milhões de euros.

O excedente primário ascendeu a 5.725 milhões, o que se traduz num aumento de 1.677 milhões face ao ano anterior.

Pelo segundo ano consecutivo, o Governo garante o cumprimento dos objetivos orçamentais estabelecidos no Orçamento do Estado. A rigorosa execução orçamental permite, também, a redução do peso da dívida pública no PIB”, sublinha o Ministério das Finanças

De referir que os números divulgados pela Direção Geral do Orçamento (DGO) são apresentados em contabilidade pública, ou seja, têm em conta o registo da entrada e saída de fluxos de caixa, e a meta do défice fixada é apurada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em contas nacionais, a ótica dos compromissos, que é a que conta para Bruxelas..

Esta quinta-feira, Centeno  já tinha dito antecipado que a síntese da execução orçamental do conjunto de 2017 iria confirmar a boa evolução das finanças públicas do ano passado e o cumprimento das metas pelo Governo.

[Notícia atualizada às 16h48]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório