Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Economia cresceu a ritmo “sólido”, mas não podemos "declarar vitória"

Draghi disse que a economia da zona euro cresceu a um ritmo sólido, mas que ainda não se pode “declarar vitória”, afastando a possibilidade de subir as taxas em 2018.

Economia cresceu a ritmo “sólido”, mas não podemos "declarar vitória"
Notícias ao Minuto

15:16 - 25/01/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Mario Draghi

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse, esta quinta-feira, que a economia da zona euro cresceu a um ritmo sólido, mas que ainda não se pode “declarar vitória”, afastando a possibilidade de subir as taxas em 2018.

“A informação confirma uma expansão económica a um ritmo robusto, que acelerou mais do que o esperado na segunda metade de 2017”, disse Draghi, na conferência de imprensa que se seguiu ao anúncio de manter as taxas de juro.

Porém, acrescentou que a retirada dos estímulos económicos – tais como a subida das taxas de juro ou a redução de compra de dívida dos países que pertencem à zona euro – ainda não está em cima da mesa. “Ainda não podemos declarar vitória”, sublinhou.

Questionado sobre a recente valorização do euro, Draghi referiu que a taxa de câmbio terá que ser monitorizada de forma a não comprometer a inflação, ou seja, a estabilidade dos preços.

“A recente volatilidade na taxa de câmbio representa uma fonte de incerteza que requer uma monitorização face às possíveis implicações nas perspetivas de médio prazo para a estabilidade dos preços”, destacou o presidente do BCE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório