Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Está paga tranche mais cara do empréstimo ao FMI

O pagamento antecipado, no valor de 831 milhões de euros, foi feito esta quarta-feira pelo Governo.

Está paga tranche mais cara do empréstimo ao FMI
Notícias ao Minuto

22:31 - 24/01/18 por Liliana Lopes Monteiro

Economia Dívidas

O Ministério das Finanças anunciou esta noite, em comunicado enviado às redações, que foi concluído o pagamento do valor mais alto da dívida ao FMI. A parcela em questão vencia "entre maio e junho de 2021".

Já esta segunda-feira o secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix tinha afirmado no Eurogrupo, em Bruxelas, que Portugal iria efetuar este pagamento antecipado até ao final da semana.

A operação "permite amortizar a última tranche do empréstimo com a taxa de juro mais elevada (spread de 400 pontos base) e esgota, assim, a segunda autorização para pagamentos antecipados".

Segundo a notificação do Ministério das Finanças, "o montante em dívida ao FMI diminui para cerca de 4,53 mil milhões de euros, fazendo com que 83% do empréstimo total tenha já sido liquidado. Passando o valor da dívida a ser inferior a 187,5% da quota portuguesa naquela instituição".

“Desde que o Governo tomou posse, as poupanças diretas em juros ascendem a cerca de 864 milhões de euros. Um pedido de nova autorização para pagamentos antecipados poderá ser equacionado no âmbito da gestão da dívida pública”, destaca o ministério de Centeno.

O comunicado aponta ainda que “este reembolso é um marco para a gestão das contas públicas pós-Programa de Assistência Económica e Financeira, ao contribuir para a redução do custo de financiamento do Estado e para a melhoria da sustentabilidade da dívida soberana”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório