Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 26º

Sindicato quer colaborar para travar encerramento de fábrica da GE

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (Site Sul) afirmou hoje estar disponível para colaborar com a General Eletric (GE) para "travar o encerramento" da fábrica de Setúbal.

Sindicato quer colaborar para travar encerramento de fábrica da GE
Notícias ao Minuto

12:38 - 19/01/18 por Lusa

Economia Empresas

Após uma reunião com os responsáveis da fábrica, Eduardo Florindo, responsável do Site Sul, disse à agência Lusa ter a esperança de "travar o encerramento" e adiantou que há vontade de "ambas as partes em trabalhar em conjunto" para esse objetivo.

O delegado sindical afirmou estar disponível para ajudar numa reestruturação, porque "encerrar a fábrica é um crime económico", face nomeadamente à exportação, em 2017, no valor de 75 milhões de euros.

Admitindo que a reestruturação levará a saídas de trabalhadores, Eduardo Florindo recordou ser essa a decisão já tomada e que há "um grupo significativo" de funcionários próximo da idade da reforma e "departamentos com excesso de gordura".

"A fábrica de Setúbal é a única com o encerramento em cima da mesa, mas outras na Europa que estavam previstas fechar vão continuar", uma reviravolta que também devia acontecer em Portugal, argumentou o sindicalista, que acrescentou a informação da administração da unidade sobre uma reunião a realizar com o Ministério da Economia.

No início de dezembro passado, a GE anunciou que previa a redução de cerca de 200 postos de trabalho em Setúbal, no âmbito de uma reestruturação da unidade de energia na Europa e que terá impacto em Portugal.

Há três dias o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou esperar que a unidade da GE em Setúbal encontre "uma solução que escape" à reestruturação internacional, acompanhando o assunto no sentido de "que não haja encerramento".

Às questões da Lusa, fonte oficial da GE respondeu quinta-feira que "a empresa não recebeu qualquer pedido por parte do Ministério da Economia para além do relacionado com uma reunião que se encontra em processo de agendamento".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório