Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Com eleição de Centeno, não há margem "nem para descuidos, nem aventuras"

O ministro das Finanças, Mário Centeno, foi esta segunda-feira eleito para o cargo de presidente do Eurogrupo.

Com eleição de Centeno, não há margem "nem para descuidos, nem aventuras"
Notícias ao Minuto

16:35 - 04/12/17 por Ana Lemos com Lusa

Economia Presidente Marcelo

Após a eleição, à segunda volta, de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicitou a conquista, mas deixou alguns alertas até porque, sublinhou, o governante "chega a presidente do Eurogrupo por ser ministro das Finanças de Portugal".

"Não foi à primeira, foi à segunda, o que interessa é que foi", declarou o chefe de Estado aos jornalistas, à entrada para uma conferência na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

"Agora somos ainda mais responsáveis do que eramos anteriormente", afirmou o chefe de Estado, em declarações aos jornalistas.

Com a eleição de Mário Centeno, prosseguiu, não pode haver margem "nem [para] descuidos, nem aventuras em matéria financeira em Portugal".

Marcelo Rebelo de Sousa reiterou a ideia de que "não há bela sem se não", defendendo que, neste caso, "belo é o aumento de influência de Portugal na Europa, é belo a Europa ver Portugal com outra consideração muito diferente daquela com que via há dois anos quando tinha dúvidas sobre este Governo e a sua política".

"O senão é uma responsabilidade. Agora que temos a presidência do Eurogrupo, somos ainda mais responsáveis do que éramos anteriormente. Portanto, não pode haver nem descuidos nem aventuras em matéria financeira em Portugal", completou.

Apesar destes 'recados', Marcelo reconheceu que a Europa tem atualmente "outra consideração por Portugal e diferente da que tinha há dois anos sobre esta solução governativa".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório