Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Mercosul e União Europeia negoceiam acordo comercial em reunião no Brasil

Os chefes das diplomacias dos Estados membros do Mercosul reuniram-se hoje, em Brasília, com o vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, para tratar do acordo comercial que ambas as partes negoceiam há duas décadas.

Mercosul e União Europeia negoceiam acordo comercial em reunião no Brasil
Notícias ao Minuto

17:56 - 10/11/17 por Lusa

Economia Negociações

Jyrki Katainen encontrou-se na capital brasileira com os ministros dos quatro países que compõem o bloco sul-americano: Brasil, Argentina, Uruguai e o vice-chanceler paraguaio.

No final da reunião, os dois lados destacaram a importância de avançar as negociações com o objetivo de chegar a um acordo antes do final do ano, embora admitam que o trecho final das conversações ainda enfrenta obstáculos.

"Quanto mais nos aproximamos do final do processo de negociação, mais difíceis serão as questões a serem discutidas, daí a importância da componente política, que acrescenta tanto valor ao processo de negociação", disse Katainen.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Alysio Nunes, explicou que o Mercosul apresentou à União Europeia (UE) um pacote de medidas com "quantidades e regras".

"Se houver um sinal positivo, como espero que possamos ter da UE, poderíamos acelerar as negociações e concluí-las no final do ano", afirmou.

"O Mercosul se move", disse o ministro brasileiro, país que detém a atual presidência rotativa do Mercosul.

O ministro argentino, Jorge Faurie, também destacou a importância do acordo ficar concluído ainda este ano, o que constituirá "um sinal extremamente forte para o Mercosul em si, para a UE e também para o mundo em geral".

Já o uruguaio Rodolfo Nin Novoa insistiu que, além de regras, números e listas, também importa falar sobre "o comércio justo. O comércio deve satisfazer as expectativas que temos há mais de 20 anos".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório