Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

"Não vamos deixar de ser prejudicados por ocorrências na Catalunha"

Manuela Ferreira Leite considera que há riscos para Portugal com incerteza vivida na Catalunha. E diz ainda que houve um "golpe duro" na região. Mas que serviu de "lição".

"Não vamos deixar de ser prejudicados por ocorrências na Catalunha"
Notícias ao Minuto

22:50 - 02/11/17 por Pedro Filipe Pina

Economia Ferreira Leite

Mantêm-se as dúvidas na Catalunha, com mandados de prisão emitidos em nome de membros da Generalitat. Ao mesmo tempo, sobram dúvidas sobre como irá Madrid gerir a situação após a ativação do Artigo 155º.

O tema esteve em análise no espaço de comentário que Manuela Ferreira Leite mantém semanalmente na antena da TVI 24. E para a antiga ministra das Finanças lusas, não há dúvidas: em Portugal não se pode ignorar o assunto. Até porque há riscos para nós.

"Não vamos deixar de ser prejudicados por essas ocorrências", alertou Manuela Ferreira Leite sobre o impacto que a crise terá nas contas de Espanha e que, consequentemente, poderão afetar Portugal.

"O próprio cenário macroeconómico" contemplado pelo Orçamento do Estado português para o próximo ano deve contemplar esse "risco" da incerteza que se vive na Catalunha.

"Espanha é um caso que nos deve preocupar" e do qual "não nos devemos alhear", resumiu.

A ex-governante comentou ainda o fenómeno de saída de empresas da Catalunha nas últimas semanas, na sequência da possibilidade de a região declarar a independência.

A este respeito, Manuela Ferreira Leite não só realçou o impacto que este fenómeno terá nas contas da região, como 'apontou o dedo' ao espírito independentista, o qual justifica com uma "falta de solidariedade impressionante".

"É um golpe duro na Catalunha, mas é uma lição para toda a gente", considerou ainda.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório