Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Índice de produção industrial abranda de forma significativa em setembro

Os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística dão nota de uma quebra da produção no setor secundário para praticamente um quarto do registado no mês anterior.

Índice de produção industrial abranda de forma significativa em setembro
Notícias ao Minuto

12:04 - 30/10/17 por Bruno Mourão

Economia INE

Apesar dos números continuarem a ser positivos, o setor industrial português registou uma quebra notável em setembro: "O índice de produção industrial apresentou uma variação homóloga de 2,8%, em setembro (10,4% no mês anterior)". 

"A secção das Indústrias Transformadoras registou uma variação homóloga de 2,4% (8,7% em agosto). No 3º trimestre de 2017 o índice agregado aumentou 6,9% face ao trimestre homólogo, que compara com 2,4% no trimestre anterior", revela o Instituto Nacional de Estatística num boletim divulgado esta segunda-feira. 

"Todos os Grandes Agrupamentos Industriais registaram taxas de variação positivas, ainda que inferiores às observadas no mês anterior. Os agrupamentos de Bens Intermédios e de Energia, com contributos de 0,8 pontos percentuais e de 0,9 pontos percentuais, respetivamente, foram os que mais contribuíram para a variação do índice agregado." 

"No primeiro destes agrupamentos, a variação homóloga situou-se em 2,4% (10,1% no mês anterior), enquanto no segundo passou de 15,7% em agosto, para 4,9% em setembro. O agrupamento de Bens de Investimento apresentou um contributo de 0,6 p.p., originado por uma taxa de variação de 4,4%", explica o INE, antes de relembrar que "no mês anterior, a forte variação homóloga observada (21,4%) traduziu sobretudo um comportamento atípico na indústria automóvel, em parte associado a alterações nos períodos habituais de férias". 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório