Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 26º

Comissão liquidatária de banco começa hoje desembolsos aos credores

A comissão liquidatária do moçambicano Nosso Banco começa hoje a pagar aos depositantes e credores, dispondo de 1,3 mil milhões de meticais para o efeito (18 milhões de euros), anunciou a instituição.

Comissão liquidatária de banco começa hoje desembolsos aos credores
Notícias ao Minuto

06:37 - 23/10/17 por Lusa

Economia Moçambique

Os clientes e credores já tinham sido parcialmente reembolsados, logo após a dissolução da instituição, em novembro do ano passado, por ordens do Banco de Moçambique e vão agora receber o remanescente do seu dinheiro, referiu fonte da comissão liquidatária do Nosso Banco citada pelo jornal O País.

Na altura, o banco central anunciou que o Fundo de Garantia de Depósitos constituído pelo regulador só iria reembolsar os credores e depositantes até a um limite máximo de 20 mil meticais (277 euros).

Numa primeira fase, apenas os depositantes, fornecedores de bens e serviços, Estado e ex-trabalhadores é iam receber o dinheiro que lhes era devido, ficando os acionistas por reembolsar numa ocasião posterior.

O Nosso Banco tinha como acionistas maioritários o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), entidade estatal que gere pensões e reformas no país, e a empresa pública Eletricidade de Moçambique (EDM).

A comissão liquidatária do Nosso Banco conseguiu reunir o dinheiro para pagar aos credores através da venda de ações na Sociedade Interbancária de Moçambique (SIMO), venda de património, créditos a outros bancos e por intermédio de cobrança de dívidas aos mutuários.

A comissão liquidatária do Nosso Banco continua a persuadir os mutuários no sentido de pagarem as dívidas que contraíram na instituição, bem como através do recurso aos tribunais.

O Banco de Moçambique decidiu liquidar o Nosso Banco devido à degradação contínua dos principais indicadores prudenciais e de rendibilidade, fundos próprios negativos, capital muito abaixo do mínimo regulamentar e fraca liquidez.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório