Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Estudantes portugueses não querem partilhar casa para lá dos 25 anos

Os estudantes portugueses são os que preferem dividir casa com menos pessoas. Dois colegas de casa é suficiente, dizem os inquiridos.

Estudantes portugueses não querem partilhar casa para lá dos 25 anos
Notícias ao Minuto

08:30 - 05/10/17 por Goreti Pera

Economia Habitação

A Uniplaces questionou cerca de 2.200 estudantes de várias nacionalidades sobre os seus hábitos e preferências no que toca à habitação. Os portugueses, constatou o estudo, mostram intenção de partilhar casa no máximo até aos 25 anos, um resultado semelhante ao apurado junto de inquiridos franceses.

A idade é consideravelmente inferior à apontada por alunos das restantes nacionalidades (inglesa, alemã, italiana e espanhola), que admitem não se importar de dividir cada até aos 30 anos. A redução dos encargos mensais é a principal vantagem.

No que toca ao número de colegas de casa, os portugueses são os mais restritivos. Não gostam, demonstram os resultados, de morar com mais de duas pessoas. Já estudantes de nacionalidade francesa e espanhola sentem-se confortáveis em partilhar casa com o máximo de três colegas. Ingleses, alemães e italianos não se importam de morar com quatro ou mais pessoas.

Os estudantes portugueses apontam como os piores colegas de casa aqueles que não têm hábitos regulares de higiene (66,32%), os que se atrasam com o pagamento das contas (51,47%) ou os inquilinos que comem o que não lhes pertence (56,13%). Há, porém, uma maior tolerância para os colegas de casa que têm o hábito de ouvir música alta.

Mais de metade dos portugueses inquiridos revela que vive em apartamentos arrendados, tendência que se encontra em linha com os resultados globais. As principais vantagens de arrendar residem na flexibilidade na escolha da localização e no não recurso ao crédito bancário.

O estudo desenvolvido pela Uniplaces constata ainda que entre os 31 e os 35 anos é a idade com que mais inquiridos portugueses planeiam comprar casa própria. A nível global, são os ingleses e franceses quem mostra vontade de dar esse passo mais cedo (entre os 26 e os 30 anos).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório