Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Scania vai pagar mais de 880 milhões por participar no cartel dos camiões

A rede de controlo de preços no mercado de pesados de mercadorias vai valer multas históricas a várias empresas. A marca sueca é a mais recente condenada do processo.

Scania vai pagar mais de 880 milhões por participar no cartel dos camiões
Notícias ao Minuto

11:47 - 27/09/17 por Bruno Mourão com Lusa

Economia Empresas

Os camiões vão valer à Scania uma multa muito pesada. Num comunicado divulgado esta quarta-feira pela Comissão Europeia, foi revelado que a marca sueca estava envolvida no 'cartel dos camiões', um acordo tácito entre várias fabricantes para controlar os preços e obrigar os consumidores a absorverem o impacto financeiro das regras de emissões de gases. 

Segundo uma comunicação oficial da Comissária Margrethe Vestager, responsável pela concorrência na União Europeia, a Scania terá de pagar 880,5 milhões de euros devido à participação no cartel, aumentando o custo total para as contrutoras até aos 3,8 mil milhões de euros. 

A Scania é a sexta empresa a ser condenada, depois da DAF, Daimler, Iveco, MAN e Volvo/Renault. A maior multa ascende a 1,008 mil milhões de euros e será paga pela Daimler, visto que a MAN foi dispensada da coima de 1,2 mil milhões de euros por ter denunciado a existência do cartel. 

De acordo com a investigação de Bruxelas ao cartel, a Scania combinou preços brutos de vendas de camiões, a base pela qual são calculados os preços finais, tendo ainda feito cair sobre os clientes os custos das necessárias atualizações tecnológicas, nomeadamente em matéria de emissões de gases com efeitos de estufa, dos veículos médios e pesados. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório