Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Governo garante que "objetivo orçamental será alcançado"

O INE revelou esta sexta-feira que o défice das administrações públicas no primeiro semestre de 2017 se situou em 1,9%, uma forte redução relativamente ao valor de 3,1% face ao período homólogo. Governo garante que objetivo orçamental deste ano, de 1,5%, vai ser alcançado.

Governo garante que "objetivo orçamental será alcançado"
Notícias ao Minuto

11:40 - 22/09/17 por Pedro Bastos Reis

Economia Défice

O Ministério das Finanças congratulou-se com os dados do INE, que revelou esta sexta-feira que o défice no primeiro semestre do ano ficou nos 1,9%, realçando a possibilidade de “diminuição sustentada da dívida pública”.

“O objetivo orçamental do corrente ano será assim alcançado. A redução equilibrada do défice, com reforço do investimento e das políticas sociais, permitirá a diminuição sustentada da dívida pública, fator essencial para garantir o financiamento do Estado, das empresas e das famílias”, lê-se no comunicado enviado às redações.

Nesse sentido, o gabinete de Mário Centeno sublinha o caminho seguido pelo Executivo, nomeadamente no que diz respeito às contas públicas.

“A atual trajetória das contas públicas, combinada com o crescimento económico e do emprego, é essencial para o reforço da estabilidade, da previsibilidade e da credibilidade orçamental”.

Segundo o Governo, depois de corrigido com o pagamento de metade do duodécimo do subsídio de Natal, nos salários e pensões, e da antecipação dos reembolsos do IRS, o défice de 2017 fixar-se-á em 1,33%.

O INE reviu também em baixa o défice de 2016, agora estimado em 1,98%.

Já no diz respeito ao crescimento da economia portuguesa, o INE reviu o valor em alta, que se situa agora nos 3% do PIB. Nesse sentido, a economia portuguesa produziu mais 4,3% no segundo trimestre deste ano do que no mesmo período do ano passado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório