Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Flutuações do euro face ao dólar são "motivo de incerteza"

O dirigente francês do Banco Central Europeu, Benoît Coeuré, considerou hoje que as atuais flutuações da taxa de câmbio do euro, que na sexta-feira atingiu um máximo face ao dólar desde janeiro de 2015, são "um motivo de incerteza".

Flutuações do euro face ao dólar são "motivo de incerteza"
Notícias ao Minuto

12:20 - 11/09/17 por Lusa

Economia Banco Central

Numa intervenção num seminário em Frankfurt sobre "Política monetária em tempos standard", o dirigente francês do BCE sublinhou que os movimentos da taxa de câmbio devem ser observados com atenção.

A continuação do curso ascendente do euro face ao dólar, que se tem revalorizado significativamente desde abril último, pode provocar uma descida da inflação através do abrandamento das importações.

Isto iria contra o objetivo do BCE, que pretende com a sua política monetária ultra expansiva impulsionar a fraca inflação da zona euro para a aproximar de cerca de 2%, ainda que ligeiramente abaixo.

A taxa de inflação na zona euro em termos homólogos subiu em agosto último para 1,5%, contra 1,3% em julho.

Segundo Coeuré, é decisivo saber quais as causas do fortalecimento do euro. Se a subida obedece a um maior crescimento económico da zona, os efeitos negativos da revalorização da moeda seriam parcial ou totalmente compensados.

No caso das causas serem provenientes do exterior, como a má situação da economia norte-americana, o fortalecimento do euro teria efeitos sobre as condições financeiras e as perspetivas inflacionistas.

Coeuré considerou que atualmente ambos fatores surtem efeitos, tanto a melhoria dos indicadores de crescimento económico na zona euro como os condicionantes exógenos.

Na última sexta-feira o euro atingiu a cotação mais alta face ao dólar desde janeiro de 2015 ao subir até ao máximo de 1,2093 dólares.

No mesmo dia, o BCE fixou a taxa de câmbio de referência em 1,2060 dólares, contra os 1,1971 dólares na quinta-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório