Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Tanzânia "nacionaliza" diamantes destinados à exportação

O Governo tanzaniano anunciou hoje a "nacionalização" de diamantes de um valor estimado em 29,5 milhões de dólares (24,5 milhões de euros), após ter acusado a empresa britânica Petra Diamonds de ter subestimado o seu valor.

Tanzânia "nacionaliza" diamantes destinados à exportação
Notícias ao Minuto

13:21 - 10/09/17 por Lusa

Economia Negócio

Interrogado pela televisão estatal TBC1, o ministro das Finanças, Philip Mpango, anunciou ter "nacionalizado" aqueles diamantes, extraídos da mina Williamson Diamonds, detida em 75% pela Petra Diamonds e em 25% pelo Governo da Tanzânia.

Os diamantes foram apreendidos a 31 de agosto no aeroporto internacional de Dar es Salaam, quando estavam prestes a sair para a Bélgica.

Segundo as autoridades tanzanianas, os documentos da Williamson Diamonds indicavam um carregamento estimado em 14,7 milhões de dólares, quando o valor real dos diamantes, cujo peso teria sido deliberadamente subavaliado, era de 29,5 milhões de dólares.

Na quinta-feira, o Presidente John Magufuli demitiu dois antigos altos responsáveis do setor mineiro, depois de receber as conclusões de relatórios parlamentares sobre alegados desfalques ligados à mineração e comercialização de diamantes, que referiam os seus nomes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório