Chama-se Yupido e era, até ontem, uma empresa praticamente desconhecida do grande público. A Yupido, porém, tem algo que a distingue: é a empresa portuguesa com maior capital social.
São quase 29 mil milhões de euros. O valor exato registado são 28.768.199.972 euros.
Para termos uma ideia de comparação, o Instituto Nacional de Estatística tinha adiantado já este ano que em 2016 o Produto Interno Bruto português atingiu cerca de 185 mil milhões de euros em termos nominais.
O nascimento da Yupido conta com um registo na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com data de 31 de outubro de 2016.
O jornal ECO já tinha noticiado que o capital social da Yupido fora aumentado para o atual valor através da incorporação de 28,5 mil milhões de euros de ativos intangíveis não especificados.
Já a SIC Notícias reporta que a sede da empresa é num escritório num primeiro andar da Torre G, nas chamadas Torres de Lisboa. A Yupido, que tem ali registo, não terá lá um único funcionário trabalhar.
Informações de registo da Yupido© Reprodução/Yupido
No site da empresa, que se encontra integralmente em inglês, há uma 'carta de intenções' em que a Yupido se apresenta explicando que "não é uma empresa tradicional. Foi fundada para se tornar um parceiro forte de todas as pessoas que queiram servir a sociedade".
São dez os nomes que surgem no site da Yupido onde se apresenta o comité executivo da empresa. Um dos nomes em causa, Torcato Jorge, apresentado como cofundador e responsável de Marketing, será, segundo a SIC, referente a Torcato André Jorge Caridade da Silva.
Ainda de acordo com o canal de televisão, Torcato da Silva terá pertencido à Juventude Popular mas ter-se-á desvinculado do partido ainda antes da criação da Yupido, tendo apagado registos que teria em redes sociais.
A Yupido prestará serviços de consultoria, nomeadamente em áreas de gestão e tecnologia, entre outros serviços.
A revelação desta empresa terá surgido por acaso na sequência de um estudo de um professor universitário. Entretanto, o valor astronómico do capital social tem sido já ‘trending topic’ no Twitter em Portugal.