Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

A empresa lusa que ninguém conhecia e que tem o maior capital social

É a empresa lusa com maior capital social em Portugal: são quase 29 mil milhões de euros numa empresa que nem funcionários terá.

A empresa lusa que ninguém conhecia e que tem o maior capital social
Notícias ao Minuto

12:00 - 07/09/17 por Pedro Filipe Pina

Economia Yupido

Chama-se Yupido e era, até ontem, uma empresa praticamente desconhecida do grande público. A Yupido, porém, tem algo que a distingue: é a empresa portuguesa com maior capital social.

São quase 29 mil milhões de euros. O valor exato registado são 28.768.199.972 euros.

Para termos uma ideia de comparação, o Instituto Nacional de Estatística tinha adiantado já este ano que em 2016 o Produto Interno Bruto português atingiu cerca de 185 mil milhões de euros em termos nominais.

O nascimento da Yupido conta com um registo na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com data de 31 de outubro de 2016.

O jornal ECO já tinha noticiado que o capital social da Yupido fora aumentado para o atual valor através da incorporação de 28,5 mil milhões de euros de ativos intangíveis não especificados.

Já a SIC Notícias reporta que a sede da empresa é num escritório num primeiro andar da Torre G, nas chamadas Torres de Lisboa. A Yupido, que tem ali registo, não terá lá um único funcionário trabalhar.

Notícias ao MinutoInformações de registo da Yupido© Reprodução/Yupido

No site da empresa, que se encontra integralmente em inglês, há uma 'carta de intenções' em que a Yupido se apresenta explicando que "não é uma empresa tradicional. Foi fundada para se tornar um parceiro forte de todas as pessoas que queiram servir a sociedade".

São dez os nomes que surgem no site da Yupido onde se apresenta o comité executivo da empresa. Um dos nomes em causa, Torcato Jorge, apresentado como cofundador e responsável de Marketing, será, segundo a SIC, referente a Torcato André Jorge Caridade da Silva.

Ainda de acordo com o canal de televisão, Torcato da Silva terá pertencido à Juventude Popular mas ter-se-á desvinculado do partido ainda antes da criação da Yupido, tendo apagado registos que teria em redes sociais.

A Yupido prestará serviços de consultoria, nomeadamente em áreas de gestão e tecnologia, entre outros serviços.

A revelação desta empresa terá surgido por acaso na sequência de um estudo de um professor universitário. Entretanto, o valor astronómico do capital social tem sido já ‘trending topic’ no Twitter em Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório