A queda do Governo anterior deixou pendentes várias decisões, que deverão agora ser retomadas pelo próximo Executivo. A privatização da TAP e a nomeação do governador do Banco de Portugal estão entre os temas económicos que o novo Governo terá de retomar - e nos impostos?
IRS
No programa eleitoral, a AD compromete-se a reduzir o IRS até ao 8.º escalão, num valor global de oito mil milhões de euros até 2029, com uma redução de 500 milhões de euros já em 2025, promessa que para ser cumprida terá de ser legislada em breve.
Majoração em IRC para aumentos com salários
O alargamento da majoração em IRC aos gastos das empresas que aumentem salários, independentemente de agravarem a diferença salarial dos trabalhadores, é uma das medidas contempladas no acordo tripartido, que ficou 'parada' com a queda do governo.
IMI das barragens
O grupo de trabalho sobre este tema entregou no início do mês ao Governo as propostas de mudança ao código do IMI, as quais terão de ser aprovadas antes de seguirem para o parlamento.
IUC
Uma das medidas do pacote de simplificação fiscal passa pela mudança da data de pagamento do IUC para o mês de fevereiro (substituindo o atual regime de pagamento no mês da matrícula) quando o valor é inferior a 100 euros, sendo desdobrado em duas fases quando superar aquele montante.
Leia Também: Abre hoje novo aviso para apoio à eficiência energética da indústria